Início / Artigos / Banca / Contas Bancárias / Como cancelar uma transferência MBWay?

Como cancelar uma transferência MBWay?

Descubra qual o melhor banco para abrir conta em Portugal

Como cancelar uma transferência MBWay?

Descubra qual o melhor banco para abrir conta em Portugal

O MB WAY é uma solução bancária digital no qual através da app é possível associar o número de telemóvel ao cartão bancário. Isto torna possível fazer compras online e em lojas físicas, enviar, receber e pedir dinheiro, levantar dinheiro e utilizar o multibanco para esses mesmos levantamentos sem precisar de cartão. Mas será que é possível cancelar uma transferência MB WAY?

Esta é uma dúvida que ainda gera ainda muitas dúvidas e questões entre as pessoas. Já tentou anular uma operação deste tipo e não conseguiu?

Então continue a ler este artigo onde explicamos em detalhe em que situações é possível cancelar a transferência que realizou com o MB WAY.

Como proceder para cancelar uma transferência MB WAY?

Primeiramente, saiba que para poder usar o MB WAY, deve ser cliente de um dos Bancos Aderentes e associar os cartões bancários ao número de telemóvel.

Essa operação pode ser feita através da app, do homebanking do seu banco ou numa Caixa Automática da rede multibanco. A partir de então, pode utilizar a app MB WAY ou, se disponível, o MB WAY na app bancária.

Entre as funcionalidades da ferramenta está a transferência de dinheiro, muito utilizada devido à possibilidade do envio de forma imediata, na conta do destinatário, independentemente do banco.

Além disso, nas transferências via MB WAY basta escolher o contacto a quem pretende enviar o dinheiro, sem a necessidade de informar o IBAN.

Caso não seja utilizador da ferramenta, receberá um SMS a informar que tem uma transferência pendente de aceitação e que deverá aderir ao MB WAY num período de 48h para poder receber o dinheiro.

Se por acaso não aderir, no prazo estipulado, a transferência não será concretizada.

Pode haver situações em que deseja cancelar o envio de dinheiro para a conta do destinatário, e é aí que pode surgir um problema. A seguir explicamos como e quando é possível cancelar uma transferência MB WAY.

1 – Cancelamento de transferências pendentes

Caso tenha efetuado uma transferência e o estado conste como pendente, a operação poderá ser cancelada por si. Para isso basta ir ao menu MB WAY, selecionar a opção “Atividade” e depois cancelar a operação (no estado pendente).

Entretanto, esteja atento, pois as transferências têm prazos máximos para ficarem nesta condição, que pode ser de 2 ou 48 horas. Ultrapassado esse prazo, o envio de dinheiro expira.

O período de 2 horas é o prazo limite para que o destinatário aceite a transferência, desde que seja cliente MBWAY. Para não clientes, conforme explicamos mais acima, o prazo é de 48 horas.

2 – Cancelamento de transferências finalizadas

No caso de qualquer operação que tenha sido efetuada com sucesso através do serviço MB WAY não poderá ser cancelada.

Nessas situações, a solução consiste em tentar contactar o destinatário do pagamento e pedir a devolução ou efetuar um pedido de devolução de transferência junto do banco.

Há, contudo, uma observação importante a ser feita em relação às operações realizadas com o MBNet, que permite criar cartões de crédito virtuais.

Estes cartões são considerados mais seguros, com a possibilidade de utilizar apenas numa compra ou para várias, indicando sempre o montante limite em cada um.

Nessa situação, caso queira cancelar uma compra, como a respetiva transferência foi feita através destes cartões é possível solicitar o reembolso dessa compra.

Para tal, basta fornecer os dados do cartão virtual ao comerciante a quem fez a compra.

Sobre os limites de transferências

Seja para enviar ou receber dinheiro, esteja atento que existem limites em tais operações, e no caso do MB WAY são:

  • Limite máximo de 750€ por operação
  • Limite máximo de 2.500€ recebidos e enviados por mês
  • Limite máximo de 50 transferências recebidas por mês

No caso de ultrapassar os limites estabelecidos ou ultrapassá-los com a operação que está a tentar realizar, receberá na aplicação o aviso de que a transferência MB WAY foi recusada.

Neste caso, o destinatário não recebe qualquer informação de que o ordenante lhe tentou enviar dinheiro pelo MB WAY.

Guarde as informações deste artigo no caso de precisar de cancelar uma transferência MB WAY. E lembre-se, faça sempre as transferências com mais segurança e tranquilidade!

Veja também:

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt