Início / Artigos / Banca / Contas Bancárias / Como cancelar uma transferência MBWay?

Como cancelar uma transferência MBWay?

Descubra qual o melhor banco para abrir conta em Portugal

Como cancelar uma transferência MBWay?

Descubra qual o melhor banco para abrir conta em Portugal

O MB WAY é uma solução bancária digital no qual através da app é possível associar o número de telemóvel ao cartão bancário. Isto torna possível fazer compras online e em lojas físicas, enviar, receber e pedir dinheiro, levantar dinheiro e utilizar o multibanco para esses mesmos levantamentos sem precisar de cartão. Mas será que é possível cancelar uma transferência MB WAY?

Esta é uma dúvida que ainda gera ainda muitas dúvidas e questões entre as pessoas. Já tentou anular uma operação deste tipo e não conseguiu?

Então continue a ler este artigo onde explicamos em detalhe em que situações é possível cancelar a transferência que realizou com o MB WAY.

Como proceder para cancelar uma transferência MB WAY?

Primeiramente, saiba que para poder usar o MB WAY, deve ser cliente de um dos Bancos Aderentes e associar os cartões bancários ao número de telemóvel.

Essa operação pode ser feita através da app, do homebanking do seu banco ou numa Caixa Automática da rede multibanco. A partir de então, pode utilizar a app MB WAY ou, se disponível, o MB WAY na app bancária.

Entre as funcionalidades da ferramenta está a transferência de dinheiro, muito utilizada devido à possibilidade do envio de forma imediata, na conta do destinatário, independentemente do banco.

Além disso, nas transferências via MB WAY basta escolher o contacto a quem pretende enviar o dinheiro, sem a necessidade de informar o IBAN.

Caso não seja utilizador da ferramenta, receberá um SMS a informar que tem uma transferência pendente de aceitação e que deverá aderir ao MB WAY num período de 48h para poder receber o dinheiro.

Se por acaso não aderir, no prazo estipulado, a transferência não será concretizada.

Pode haver situações em que deseja cancelar o envio de dinheiro para a conta do destinatário, e é aí que pode surgir um problema. A seguir explicamos como e quando é possível cancelar uma transferência MB WAY.

1 – Cancelamento de transferências pendentes

Caso tenha efetuado uma transferência e o estado conste como pendente, a operação poderá ser cancelada por si. Para isso basta ir ao menu MB WAY, selecionar a opção “Atividade” e depois cancelar a operação (no estado pendente).

Entretanto, esteja atento, pois as transferências têm prazos máximos para ficarem nesta condição, que pode ser de 2 ou 48 horas. Ultrapassado esse prazo, o envio de dinheiro expira.

O período de 2 horas é o prazo limite para que o destinatário aceite a transferência, desde que seja cliente MBWAY. Para não clientes, conforme explicamos mais acima, o prazo é de 48 horas.

2 – Cancelamento de transferências finalizadas

No caso de qualquer operação que tenha sido efetuada com sucesso através do serviço MB WAY não poderá ser cancelada.

Nessas situações, a solução consiste em tentar contactar o destinatário do pagamento e pedir a devolução ou efetuar um pedido de devolução de transferência junto do banco.

Há, contudo, uma observação importante a ser feita em relação às operações realizadas com o MBNet, que permite criar cartões de crédito virtuais.

Estes cartões são considerados mais seguros, com a possibilidade de utilizar apenas numa compra ou para várias, indicando sempre o montante limite em cada um.

Nessa situação, caso queira cancelar uma compra, como a respetiva transferência foi feita através destes cartões é possível solicitar o reembolso dessa compra.

Para tal, basta fornecer os dados do cartão virtual ao comerciante a quem fez a compra.

Sobre os limites de transferências

Seja para enviar ou receber dinheiro, esteja atento que existem limites em tais operações, e no caso do MB WAY são:

  • Limite máximo de 750€ por operação
  • Limite máximo de 2.500€ recebidos e enviados por mês
  • Limite máximo de 50 transferências recebidas por mês

No caso de ultrapassar os limites estabelecidos ou ultrapassá-los com a operação que está a tentar realizar, receberá na aplicação o aviso de que a transferência MB WAY foi recusada.

Neste caso, o destinatário não recebe qualquer informação de que o ordenante lhe tentou enviar dinheiro pelo MB WAY.

Guarde as informações deste artigo no caso de precisar de cancelar uma transferência MB WAY. E lembre-se, faça sempre as transferências com mais segurança e tranquilidade!

Veja também:

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais:

Ebook Como preencher o IRS 2022