Início / Artigos / Banca / Contas Bancárias / Como funcionam as burlas no MBWay e o que fazer?

Como funcionam as burlas no MBWay e o que fazer?

A aplicação MBWay veio para revolucionar as formas de pagamento e facilitar a vida de muitos portugueses que não abrem mão da praticidade de administrar o seu dinheiro diretamente através de um smartphone com ligação à internet.

Mas, assim como uma moeda possui dois lados, a ferramenta também tem causado dor de cabeça a clientes que se viram vítimas de burlas no MBWay. E, se estes não eram casos comum, a situação mudou de figura durante o período de pandemia.

As queixas aumentaram significativamente, portanto, todo cuidado é pouco para não ser a próxima vítima destas burlas. Quer saber o que fazer para evitar essas situações e utilizar o MBWay de forma segura?

Neste artigo o NValores deixa-lhe alguns exemplos de como funciona a burla no MBWay e o que pode fazer para se prevenir.

Não seja a próxima vítima: Como se prevenir das burlas no MBWay?

Mais tempo em casa, muitas horas ao computador e acesso facilitado a plataformas e compras digitais. Todas estas são consequências naturais dos tempos de confinamento domiciliário, mas são, também, veículos de estímulo a burlas e fraudes.

Nos primeiros três meses de 2020 houve um aumento considerável em fraudes deste tipo, com o Portal da Queixa a registar 1.377 reclamações, mais 34% do que no mesmo período de 2019.

De fato, nos últimos tempos não é difícil encontrar muitos vídeos no YouTube de portugueses que se viram com problemas devido às burlas no MBWay através do OLX.

Por isso, é preciso estar de olhos bem abertos para não cair neste tipo de golpe que cresce a cada dia.

Veja também: Como cancelar uma transferência MBWay?

Como funcionam as Burlas MBWay?

Não é difícil descobrir o “modus operandi” dos burlões, uma vez que há relatos e queixas de diversas vítimas que caíram no golpe aplicado sempre da mesma forma.

Assim sendo, é possível identificar uma possível fraude e desconfiar de qualquer operação suspeita, evitando assim que seja a próxima pessoa a perder dinheiro.

Como o OLX é a plataforma onde mais há ocorrências, explicamos a seguir como funcionam estas burlas para ficar atento.

Se está a vender um produto na plataforma, desconfie quando:

  • Alguém o contacta para comprar o produto e pergunta se pode fazer o pagamento por MBWay
  • O comprador refere que vai transferir o dinheiro por MBWay na funcionalidade “enviar dinheiro”
  • Ao invés disso, ele usa a funcionalidade “pedir dinheiro” em vez de “enviar dinheiro”
  • O vendedor clica sem intenção em “enviar dinheiro” e já não há forma de ver o dinheiro de volta

Outra forma comum de burla através do MBWay ocorre quando os burlões dizem que vão transferir o dinheiro pela aplicação antes de a transação ser realizada. Mas, para isso ocorrer, precisam que se desloque a uma caixa de multibanco para “pedir esse dinheiro”.

Quando chega à caixa de multibanco eles dar-lhe-ão as instruções por telefone para associar o número de telefone deles à sua conta bancária. Depois é só roubarem o dinheiro diretamente da sua conta.

Este golpe está a ser cada vez menos aplicado, já que muitos conhecem o método de burla e desconfiam logo de início que se trata de um golpe. Ainda assim há pessoas que são vítimas e precisam lidar com o prejuízo financeiro.

Para se proteger de possíveis fraudes, aqui vão 7 dicas fundamentais que deve aplicar no seu dia a dia:

  1. JAMAIS coloque o número de telemóvel de outra pessoa na sua conta MBWay
  2. JAMAIS se dirija a uma caixa de multibanco para alegadamente “receber dinheiro”
  3. Desconfie quando o comprador quer pagar mais que o valor do produto
  4. Se não compreende o funcionamento da aplicação, recuse o pagamento por esta via
  5. Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador
  6. Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária
  7. Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por este serviço.

Veja também: Como fazer transferências imediatas no MB WAY?

Como reaver o dinheiro de uma burla?

Ao perceber que foi vítima de uma burla, passado o choque inicial, o que todos querem saber é como reaver o dinheiro. Pois saiba que na grande maioria das vezes será difícil recuperar o dinheiro que perdeu.

A primeira providência é apresentar queixa imediatamente na polícia. Mas saiba que o banco não tem de devolver o dinheiro, pois entende-se que o cliente teve cuidado e cumpriu as medidas de segurança o que possibilitou o levantamento do dinheiro.

Por outras palavras, o banco não tem culpa, entretanto, vale a pena tentar um diálogo amigável e verificar a possibilidade de devolução do montante. A verdade é que cada caso é analisado individualmente.

Esta será, certamente, uma tendência crescente nos próximos tempos, devido à permanência dos consumidores em casa, alterando assim o seu comportamento e hábitos de consumo, que direcionou o fluxo de compra para os canais digitais.

Sendo assim, a partir de agora tenha cuidado redobrado nas suas transações online e evite ser mais uma vítima de burla através do MBWay.

Veja também:

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt