Aprenda como vender artigos usados

Aprenda como vender artigos usados

By | 2018-10-02T21:22:18+01:00 09/10/2015|Categories: Empreendedorismo|Tags: |

Vender artigos usados é muito mais do que uma consequência da crise, é uma atitude inteligente, que permite transformar artigos que apenas ocupam espaço lá em casa em dinheiro imediato.

Adicionalmente, a venda de artigos em segunda mão é também uma forma de reciclar, ao permitir que objetos com pouca utilização ganhem uma nova vida.

Hoje, já existem inúmeras formas de vender artigos usados, quer online, quer presencialmente. Se pretende dar vazão às suas gavetas e armário, aqui ficam os melhores locais onde pode vender bens em segunda mão.

Mercados e Feiras De Bens Usados

Em quase todas as vilas e cidades portuguesas realizam-se regularmente feiras focadas na venda de artigos usados. Estes eventos são conhecidos como feira da ladra, mercado de antiguidades ou até feira de velharias e representam uma excelente opção para quem quer vender diversos artigos presencialmente.

Vender neste tipo de eventos tem algumas vantagens, principalmente o facto de poder receber o dinheiro imediatamente. Se não confia nas transações realizadas à distância, esta será mesmo a melhor forma de vender artigos usados.

Nas tradicionais feiras da ladra é possível encontrar todo o tipo de objetos. Desde verdadeiras raridades, até peças e bens recentes e em excelente estado de conservação.

Contudo, tome nota: para vender legalmente em muitas destas feiras deverá pagar uma licença. As licenças custam geralmente entre 10 e 20 euros e devem ser pagas mensalmente.

Veja também: 30 ideias para ganhar dinheiro extra 

Portais de Classificados Online

A quantidade e diversidade de portais online especializados na compra e venda de artigos continua a aumentar ano após ano.

Em sites como o Custo Justo e o OLX é possível vender todo o tipo de artigos usados: desde simples utensílios domésticos, até produtos tecnológicos, passando por carros e imóveis.

A grande vantagem de vender através de classificados online, é que desta forma consegue chegar a potenciais clientes de todo o país, aumentando assim as suas possibilidades de conseguir fazer um bom negócio.

Se o seu objetivo for vender artigos internacionalmente, pode tentar a sua sorte no ebay, o maior portal do género a nível mundial.

Existem também sites de classificados especializados em certas áreas, como é o caso do Standvirtual para a venda de todo o tipo de veículos (automóveis, motociclos ou até barcos), ou do Imovirtual, para a compra e venda de imóveis.

Redes Sociais

Além de serem excelentes plataformas de convívio entre amigos e familiares, as redes sociais também são úteis para quem pretende vender artigos usados. Em redes sociais como o Facebook, nos últimos anos multiplicaram-se os grupos de venda de bens usados.

Hoje, é possível encontrar grupos de vendas entre particulares que funcionam a nível nacional e outros mais específicos, focados por exemplo, em vendas entre pessoas da mesma cidade ou região.

Também existem grupos especializados na venda de artigos especializados, como artigos de desporto, tecnologia ou vestuário.

Regras Para Garantir Uma Venda Livre de Percalços

Para garantir que a venda corre da melhor forma, deve ter alguns cuidados ao escrever o anúncio:

  • O preço do produto deve estar bem visível. Frases como “Contacte para saber o preço” ou “Preço apenas por mensagem pessoal” não contribuem para a transparência do negócio e podem conduzir a discussões.
  • Estabeleça desde logo as condições do envio e/ou entrega. Se ao preço, for necessário acrescer o valor dos portes, mencione tal facto desde logo.
  • Em negócios presenciais, marque sempre a entrega para lugares públicos, onde o negócio possa ser feito em segurança.
  • Mencione de forma rigorosa o verdadeiro estado do produto. Uma bicicleta com 5 anos de utilização não pode, em bom rigor, ser anunciada como “rigorosamente nova”.

Seguindo estas dicas, estará a proteger-se e a facilitar a realização de transações bem-sucedidas. Procure colocar-se sempre no papel do comprador e conduza o negócio de forma ética e transparente.

Veja A Nossa Sugestão

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-10-02T21:22:18+01:00 09/10/2015|Categories: Empreendedorismo|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

One Comment

  1. Julio Silva 27/11/2016 at 00:38 - Reply

    gostava de saber como posso conseguir uma licença para vender artigos usados

Leave A Comment