Aprenda a comprar ações passo a passo

Aprenda a comprar ações passo a passo

By | 2019-07-03T18:44:49+01:00 03/07/2019|Categories: Onde Investir|

Comprar ações, nos dias de hoje continua a ser um dos investimentos mais atrativos para um grande número de pessoas. Isto porque ao realizar a aquisição do capital de uma empresa, está na verdade a comprar uma parte da mesma.

Assim, se está seriamente a pensar em dar os  seus primeiros passos na bolsa, hoje iremos dar-lhe algumas dicas que o vão ajudar a comprar ações passo a passo.

Mas, antes mesmo de começar, é importante perceber que a compra e venda de ações é um processo um pouco complexo.

Só no índice bolsista nacional tem dezenas de empresas listadas. Se começar a analisar a bolsa de valores de Nova Iorque, vai perceber que as possibilidades são praticamente infinitas.

Assim, escolher a quais as melhores ações a comprar pode ser uma tarefa complicada.

Como comprar ações em Portugal?

Antes de lhe explicarmos o passo a passo de como pode comprar ações, é importante saber o que são ações.

De forma prática, uma ação, é um título que representa uma fração do valor de determinada empresa ou sociedade anónima. Ou seja, uma ação e como se fosse uma parte da empresa.

Se quer saber como investir em ações, basta continuar a ler este artigo que iremos explicar-lhe tudo o que necessita saber.

Grátis: Conta demo XTB durante 30 dias

1 – É necessário ter uma conta

Infelizmente muitos portugueses querem comprar ações, e em vez de começarem pelo princípio, acabam por avançar mais rápido do que é aconselhável (acabando por ter perdas avultadas que podiam ter sido evitadas).

Assim sendo, o primeiro passo é abrir uma conta junto de um intermediário financeiro.

É com a abertura de uma conta junto de intermediário devidamente autorizado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que tudo começa.

Depois ter a sua conta aberta, vai ter de realizar a sua adesão à negociação de ações. E, para isso, irá ter de assinar um contrato específico para esse fim.

É importante considerar que no início irá ter imensas dúvidas, por isso, deve sempre tentar esclarecer as mesmas junto do intermediário que escolheu.

E contrariamente ao que pensa, vai ter todo o apoio necessário. Existem cada vez mais pessoas a comprar ações em Portugal e existem cada vez mais plataformas onde pode aprender a fazer estas transações.

2 – Fazer a compra de ações

Depois de ter dado os primeiros passos e ter esclarecido todas as dúvidas está na hora de dar o passo em frente e começar a comprar ações!

Neste fase, o seu intermediário financeiro deverá disponibilizar uma plataforma dedicada à negociação de títulos.

Essa plataforma vai permitir que faça muito mais do que comprar ações. Vai ter também acesso a outro tipo de instrumentos financeiros, como é o caso dos ETF’s (fundos de índice, ou na versão original “Exchange Traded Founds”).

Depois de ter acesso, na área de ações da plataforma irá encontrar centenas (ou milhares) de opções de investimento. Dependendo da plataforma podem estar segmentadas pelas diferentes bolsas nacionais e internacionais.

Considere que algumas das bolsas mais relevantes para os investidores portuguesas são:

  • PSI-20 – O principal índice português
  • IBEX 35 – O índice que reúne as 35 maiores empresas espanholas cotadas em bolsa
  • CAC 40 – A principal referência francesa a nível de ações
  • Dow Jones Industrial Average (Dow 30) – Uma das principais referências mundiais. Aqui encontra as ações de 30 empresas norte-americanas, todas líderes industriais nos respetivos setores.

Mas, existem muito mais opções! Estas são apenas as principais bolsas de valores onde pode comprar ações.

Assim, nesta momento está na fase em que deve decidir qual o preço que quer pagar pelas suas ações ou se a compra irá ser feita pelo melhor valor do mercado. Vai perceber com o tempo que existem diversos tipos de ordem de compra.

Alguns dos exemplos mais comuns são:

  • Ordens Stop – Em que o negócio é realizado quando a cotação atinge ou ultrapassa um preço previamente estabelecido
  • Ordens ao melhor – Consiste na realização da transação ao melhor preço de mercado
  • Ordens ao último preço – O investidor faz a compra ao preço do último negócio realizado

Considere ainda que comprar ações através de uma ordem normal, significa que você indica o número de ações que quer comprar de determinada empresa e a que preço o que fazer.

Para quem tem algumas dificuldades extra na utilização da plataforma de negociação, é possível fazer as operações telefonicamente através do operador da corretora.

Mas, faça-o apenas se não conseguir, porque os custos são elevados.

Assim, damos-lhe um conselho extra.

Se tiver dificuldades na compra de ações, pode fazer uma formação especializada que o irá ajudar a fazer transações de valor no mercado bolsista.

A XTB Trading, ou X-Trade Brokers é uma corretora online, sediada em Portugal e devidamente credenciada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Além de poder fazer a compra de ações através de uma plataforma simples e intuitiva, pode também adquirir um plano de formação na Trading Academy.

Além disso, tem direito a 30 dias de demonstração gratuitos do software. Se quer começar a comprar ações da Uber ou comprar ações do Facebook, esta é uma plataforma segura para o fazer!

3 – Saber como funciona a bolsa

Embora neste momento já tenha noção dos pontos mais importantes para comprar ações, é importante que tenha noções de como funciona a bolsa.

Isto porque, saber exatamente o que se processa depois de dar a ordem de compra é essencial para alcançar bons retornos das suas transações.

Saiba que as ordens dadas pelos investidores (independentemente de estarmos a falar de compra ou venda) ocorrem por ordem de entrada.

Depois de a mesma ser comunicada à bolsa, tem de aguardar a sua vez pelo cumprimento de todas as condições necessárias para a compra.

Depois de darem entrada na bolsa, as ordens podem ter três estados distintos:

  • Registada – É uma ordem que foi transmitida fora do horário de negociação
  • Pendente – É uma ordem que ainda está à espera de ser aceite pela bolsa
  • De bolsa – Trata-se de uma ordem que já foi executada

A partir do momento em que a sua ordem tiver a ser executada, está de parabéns: acabou de comprar ações e transformou-se em acionista de uma empresa!

É importante ter em mente que antes de tentar perceber como comprar ações americanas ou como comprar ações da Apple (as mais cobiçadas) analisar o mercado português pode ser interessante.

O mercado americano move milhões de dólares diariamente. Por isso, além da oferta ser muito mais abrangente, existe ainda a diferença da moeda.

Por isso, se quer comprar ações, nada melhor que fazer algumas formações, analisar as alternativas no mercado português e depois, quando tiver mais conhecimento, logo avançar para ações americanas.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2019-07-03T18:44:49+01:00 03/07/2019|Categories: Onde Investir|

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

One Comment

  1. Carlos Almeida 30/01/2017 at 11:41 - Reply

    Boa tarde.
    Mas eu não posso trabalhar com a bolsa diretamente. Tenho de trabalhar com uma (plataforma de corretagem) e quanto eu sei, ninguém trabalha de graça. Por ex: como posso saber o valor a pagar por cada transação? Depois de consultar diversos sites, nenhum menciona um valor. Como posso ter essa informação?

Leave A Comment