Calcular a Amortização de Crédito

Calcular a Amortização de Crédito

By | 2018-09-15T19:35:50+00:00 16/12/2015|Categories: Crédito Pessoal|

Se tem um empréstimo bancário, deve conhecer em detalhe o processo de amortização do seu crédito.

Infelizmente, são poucas as pessoas que se preocupam em analisar ao detalho o processo de amortização.

O NValores preparou um útil simulador de crédito que faz a amortização, mas antes de passarmos para a apresentação de mais esta calculadora financeira, vamos olhar para a amortização.

1. O que deve saber sobre amortizar o crédito

Se prefere utilizar conceitos mais simples para perceber os “palavrões” do mundo financeiro, então considere que amortizar um crédito é sinónimo de “reduzir uma dívida”. Ou seja, ao realizar a amortização está a pagar uma dívida, fazendo com que ele se reduza gradualmente até ser completamente eliminada.

Contudo, quando está a fazer o pagamento de empréstimos, por exemplo, se está a amortizar o crédito habitação também terá que ter em consideração os juros. Para amortizar um crédito terá que garantir que o pagamento é superior aos juros cobrados.

Através de uma fórmula matemática muito simples pode ficar com uma melhor ideia do que significa realmente amortizar crédito:

Amortização = Pagamento – Juros

Assim, o valor real que será amortizado é o que restará do pagamento, após terem sido retirados os juros.

2. Sistemas de amortização mais utilizados

Existem diversos sistemas de amortização, mas os mais populares são:

  • Tabela SAC – Este sistema de amortização também é conhecido como Método Hamburgês ou Sistema de Amortização Constante e tem como principal característica o facto de os pagamentos mensais se processarem de forma decrescente. Isto significa que a amortização é constante.
  • Tabela Price – Também conhecida como Sistema Francês ou Sistema de Prestações Fixas. Neste sistema os pagamentos mensais são realizados no mesmo valor, o que significa que a amortização é crescente.

Se vive no exterior e se pretende saber mais sobre diferentes formas de amortizar o crédito habitação também deve pesquisar e ler um pouco sobre o Sistema Americano e o Sistema de Pagamento Único.

No Sistema Americano os pagamentos são realizados em valor equivalente aos juros, não ocorrendo assim amortizações mensais.

No final do período acordo, deverá ser feito um só pagamento no valor da dívida total inicial.

Já no sistema de Pagamento Único, é feito um só pagamento, o qual inclui o valor total em dívida mais os juros.

3. Utilize o nosso simulador de crédito pessoal com amortização

Para que não tenha que dar demasiado uso à sua calculadora, o NValores preparou um simulador de crédito pessoal que gera um plano de pagamento do empréstimo. Para utilizar este simulador, precisa apenas de inserir as seguintes informações: montante, duração do crédito (em meses), TAN e data.

Ao inserir os valores, o cálculo do calendário de amortização é feito de imediato, o que permite ter uma ideia mais clara relativamente ao pagamento do seu crédito. O simulador de amortização dá a conhecer dados como a data, valor da mensalidade, juros pagos, montante amortizado e montante em dívida.

Numa questão de segundos ficará a conhecer todo o calendário de amortização do seu crédito. Relembramos que esta é apenas uma das nossas calculadoras financeiras e simuladores, que pode utilizar para simplificar os seus cálculos e gestão.

Veja A Nossa Sugestão

  1. Calculadora da prestação mensal de um crédito pessoal
  2. Calculadora da taxa de esforço
  3. Calculadora das minhas despesas mensais

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-09-15T19:35:50+00:00 16/12/2015|Categories: Crédito Pessoal|

About the Author:

Ricardo Rodrigues é CEO e Fundador do NValores desde 2013. Plataforma para pedir crédito online. Nomeadamente crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt