American Express Portugal deixa de emitir cartões de crédito - NValores

American Express Portugal deixa de emitir cartões de crédito

By | 2018-09-17T23:16:22+00:00 17/09/2018|Categories: Cartões de Crédito|

São milhares os portugueses que têm nas suas carteiras um cartão da American Express Portugal.

Contudo, se esse é o seu caso, poderá ser boa ideia começar a analisar outras propostas de cartões de crédito, uma vez que a partir de 2019 a empresa irá deixar de emitir cartões desta tipologia em Portugal.

Sim, é verdade, ao final de 23 anos de atuação no mercado nacional, a American Express irá deixar de emitir ou aceitar cartões de crédito no nosso país.

American Express Portugal: Porque é que vão sair do país?

A informação de que iriam deixar de estar presentes em Portugal foi vinculada pela própria American Express num comunicado enviado aos seus clientes do banco Millennium BCP, a instituição para quem a entidade mais emitia cartões em Portugal.

Nesse comunicado é possível ler que “na sequência de alterações à Regulamentação Europeia, a American Express® irá terminar a emissão de cartões no Espaço Económico Europeu através de todos os parceiros bancários”.

No caso da American Express Millennium o acordo entre ambas as entidades era de emissão e aceitação de cartões.

Contudo, no caso do acordo American Express Novo Banco, o acordo era apenas de emissão, o que torna mais simples o processo de abandono.

Embora este comunicado só tenha sido vinculado em agosto de 2018, a verdade é que esta situação já era esperada desde o ano passado, altura em que a American Express indicava que a nova diretiva de pagamentos obrigava a custos que não fariam sentido suportar.

As novas diretivas de pagamento pressupõem a criação de concisões para que qualquer cliente – independentemente de ser particular ou empresa – possa autorizar o banco a dar acesso às suas informações de contas de pagamento a outras entidades.

Claro está que as mesmas têm de ser devidamente autorizadas pelos reguladores nacionais – Third Party Provider (TPP).

De forma resumida, o intuito das novas diretrizes passa essencialmente pela criação de um mecanismo único de pagamento, regulando assim a entrada das empresas de tecnologia financeira – fintech – no mercado nacional.

Tenha em conta que as lojas que aceitam American Express vão continuar a fazê-lo até dia 20 de janeiro de 2019, data em que todos os cartões desta entidade vão ser cancelados e não podem mais ser utilizados.

O que fazer com os pontos que tem acumulados?

Pois bem, uma das questões que mais tem sido colocada prende-se com o funcionamento da American Express Portugal pontos, já que quem possuía este tipo de cartão acumulava pontos por cada compra que fizesse com o mesmo.

Assim sendo, de forma resumida, para não perder os mesmos saiba que deverá utilizá-los até à data em que o cartão de crédito da American Express Portugal está em funcionamento.

Os mesmos podem ser gastos em:

  • Hotéis
  • Restaurantes
  • Uma ampla gama de lojas
  • Em parceiros de saúde e bem-estar
  • Outro tipo de experiências ao ar livre

Como vê, se ao longo dos anos acumulou pontos com o seu American Express Blue, está na hora de gastar os mesmos antes que os perca e fique sem direito à sua utilização. Se quiser mais informações nesse sentido, pode sempre recorrer à pagina de contactos da American Express.

Como vê, faltam menos de 4 meses para a American Express Portugal deixar de atuar no nosso país, por isso, o nosso conselho é que comece hoje mesmo à procura de uma nova tipologia de cartão de crédito.

Lembre-se que a melhor forma de fazer uma escolha acertada passa por fazer uma escolha informada e consciente, pois apenas assim poderá tirar o melhor partido de um cartão de crédito.

O mesmo não tem de ser um peso financeiro na sua vida. Um cartão de crédito ajustado às suas necessidades pode efetivamente fazer a diferença na saúde financeira do seu agregado familiar.

Se precisar de apoio ou de algum esclarecimento na hora de escolher e contratar o seu novo cartão de crédito, não hesite em contactar-nos pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-09-17T23:16:22+00:00 17/09/2018|Categories: Cartões de Crédito|

About the Author:

Ricardo Rodrigues é CEO e Fundador do NValores desde 2013. Plataforma para pedir crédito online. Nomeadamente crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt