O que é e como funciona a alavancagem financeira?

No universo da economia, alavancagem financeira é um termo utilizado para definir todas as técnicas utilizadas com o intuito de multiplicar a rentabilidade através do endividamento. Ou seja, trata-se de uma prática resultante da utilização dos recursos de terceiros dentro da estrutura de capital de uma empresa.

Por outras palavras, uma organização utiliza ativos e recursos externos, em forma de empréstimo a custo fixo, com o objetivo de aumentar o lucro dos acionistas.

Pode parecer complexo, mas não se preocupe, não é tão complicado como aparenta. E, para esclarecer as suas dúvidas nesse sentido, o NValores criou este artigo com uma explicação objetiva e completa sobre o que é e como funciona a alavancagem financeira.

Continue a ler e perceba melhor este conceito!

O que é a alavancagem financeira?

Alavancagem financeira é uma técnica de investimento utilizada na Bolsa de Valores. Esse termo em finanças pode referir-se a qualquer técnica utilizada para multiplicar a rentabilidade de um negócio por meio do endividamento.

Esse conceito é frequentemente utilizado no ambiente empresarial, ao realizar análises financeiras e contabilísticas.

Porém, no que diz respeito a aumentar os ganhos sem ter de aumentar os esforços na mesma proporção, o termo “alavancagem financeira” também acaba por encaixar no mercado de capitais.

Mas, a melhor maneira de entender este conceito é através de um exemplo prático, portanto, aqui vamos!

Exemplo prático

Imagine que tem 10 mil euros para investir. Na corretora, o limite de alavancagem permitido é no máximo 8 vezes esse valor. Isso significa que poderá aplicar 80 mil euros na bolsa.

E qual é a lógica de aplicar um valor acima do real? Basicamente, essa estratégia é utilizada para impulsionar os ganhos num ativo.

Afinal, investindo mais, recebe-se mais. No exemplo acima, se os ativos tiverem 1% de lucro, esse cálculo será feito com o valor total de 80 mil euros. Ou seja, os rendimentos são de 800 euros, e não de 100 euros.

Ou seja, a alavancagem financeira tem como principal objetivo potencializar a rentabilidade dos capitais próprios de uma empresa e o lucro dos seus acionistas.

Dessa maneira, as empresas optam pela alavancagem para poder usar os recursos de terceiros. Esses recursos são apresentados em forma de empréstimos, ações preferenciais…

Apesar da possibilidade de alcançar ótimos resultados, trata-se de um método de alto risco. Portanto é uma estratégia mais adequada para investidores experientes e de perfil arrojado.

Veja a seguir quais são as vantagens e desvantagens da alavancagem financeira.

Vantagens e desvantagens da alavancagem financeira

Certamente pode perceber que pequenos investidores podem obter resultados muito melhores através da alavancagem financeira. No entanto, existem riscos e, bem sabemos que nem todos os investidores gostam de riscos elevados.

A seguir, apresentamos algumas das vantagens e desvantagens de utilizar este método para potencializar a rentabilidade do capital.

1 – Vantagens

Existem inúmeras vantagens associadas à utilização desta estratégia de risco.

E, as 3 principais são:

  • Oportunidade de obter os mesmos resultados que grandes investidores, mesmo sem muito capital para investir
  • Possibilidade de ótimos ganhos em curto prazo
  • Em caso de prejuízo, o investidor somente irá precisar arcar com o valor da variação do ativo, e não com o valor total

2 – Desvantagens

Porém, tal como dissemos, trata-se de uma estratégia de elevado risco. Assim sendo, existem também algumas desvantagens associadas.

As principais são:

  • A alavancagem não aumenta apenas o potencial de lucro, mas também o de prejuízo. Ou seja, pode obter rendimentos melhores, mas também perderá mais dinheiro se os resultados forem diferentes do esperado
  • A gestão de riscos nesse tipo de operação exige maior entendimento do mercado financeiro. É possível, inclusive, que o investidor acabe por perder todo o capital investido
  • Esta é uma estratégia para perfis arrojados, que funciona apenas no curto prazo e exige monitorização constante do preço dos ativos. Assim, não é o mais indicado para a maioria dos investidores

Com isso, concluímos que a alavancagem financeira pode ser decisiva no processo de crescimento e expansão dos negócios e aumento da rentabilidade. Entretanto, os riscos podem trazer consequências irreparáveis quando não se está preparado.

Quer saber mais sobre a alavancagem financeira?

Teste gratuitamente uma conta demo na XTB Portugal e aprenda com o apoio e formação da XTB.

Veja também: 

Autor: Ricardo Rodrigues

 

CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários.

Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal.

Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras.

Email: geral@nvalores.pt