7 dicas para ajudar quem mais precisa este Natal

7 dicas para ajudar quem mais precisa este Natal

By | 2017-11-23T07:09:05+00:00 21/12/2016|Categories: Dicas Úteis|Tags: |

Por muito que o natal seja uma época feliz para a grande parte das pessoas, existem muitas famílias que não podem usufruir na totalidade desta época, pois têm problemas financeiros bastante graves.

Além destas famílias, são também muitas as pessoas que vivem nas ruas e que passam muito frio nestas noites de inverno. Assim sendo, hoje o NValores vai dar-lhe algumas dicas para ajudar quem mais precisa este natal.

O espírito do natal é dar sem receber, por isso nada melhor do que ajudar quem realmente precisa da sua ajuda.

Como pode ajudar quem mais precisa este Natal

Existem diversas formas de ajudar o próximo e tornar o natal deles um pouco melhor. Conheça de seguida algumas dicas para o fazer.

Não deixe de ajudar o próximo. Basta uma contribuição simbólica para mudar a noite de Natal de várias crianças e adultos. Mesmo não podendo fazer uma grande contribuição, há sempre formas de ajudar.

1 – Poupança solidária

Existem nesta altura do ano várias associações que criam contas poupança para que todas as pessoas possam contribuir com o montante que tiverem disponibilidade.

Muitas vezes, basta 1€ para fazer a diferença na vida de alguém, seja uma criança ou um morador de rua. Com o natal a chegar, chega também a solidariedade dos portugueses.

2 – Aproveite os descontos para comprar bens essenciais

Nesta altura é muito comum tanto as lojas de roupa com os supermercados terem vales de descontos e promoções que podem ser utilizados para ajudar quem mais precisa este natal.

Se for uma pessoa bastante organizada, podem em muitos casos conseguir pagar metade do valor pelos produtos que quer doar. Seja comida ou roupa quente, tudo é uma óptima ajuda para quem pouco ou nada tem para colocar à mesa neste natal.

3 – Veja o que tem no armário

É comum termos muitas coisas que não utilizamos dentro do armário, assim sendo, uma vez que ainda estamos no início de dezembro, pode dar a volta ao seu guarda-roupa e ver o que é que tem (seu e dos seus filhos) que já não utiliza.

Depois só precisa de doar essa roupa a alguma instituição que a vá entregar diretamente a quem precisa. Em último caso, se não tiver nenhuma instituição perto de casa, pode sempre entregar na junta de freguesia que eles fazem a distribuição pelas famílias carenciadas desse local.

4 – Dê uma percentagem das suas poupanças

É comum que ao longo do ano (muitas vezes com imenso esforço) consiga colocar algum dinheiro de lado.

Uma opção para ajudar quem mais precisa este natal, é retirar uma percentagem (entre 1% e 5%) e doar esse valor a uma instituição que queira (durante esta época é possível encontrar centenas de instituições para ajudar).

5 – Compras solidárias

E no natal a solidariedade multiplica-se seja por que motivo for. Desde o início do mês que diversas marcas têm em vigor uma campanha em que ao fazer as suas compras de natal uma percentagem do valor que foi gasto é doado para uma (ou várias) instituição.

Alguns dos exemplos são o continente ou o IKEA onde uma percentagem das suas compras é doado.

6 – Programa arredonda

O programa arredonda é realizado por vários super e hipermercados, e consiste em arredondar o valor das suas compras para cima.

Assim sendo, todo o valor que é angariado é entregue a diversas instituições, ajudando a comprar tudo o que é necessário para o natal, mas também para ajudar durante o resto do ano.

7 – Faça voluntariado

Esta dica para ajudar quem mais precisa este natal, pode ser válida para todo o ano e não necessita apenas de ser realizada nesta época festiva.

Basta que tire umas horas do seu dia para ajudar a fazer os outros felizes. Acredite que nesta época multiplicam-se as horas de trabalho por parte dos voluntários, assim sendo, tire um pouco do seu tempo e ajude quem mais precisa.

Acredite que irá chegar ao final do dia com o coração cheio e muito feliz por tê-lo feito (e vai provavelmente repetir a experiência).

Agora que já conhece 7 dicas para ajudar quem mais precisa este natal, já percebeu que não é assim tão complicado ajudar aqueles que mais necessitam de uma mão amiga, principalmente nesta época dedicada à família.

Veja também:

 

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-11-23T07:09:05+00:00 21/12/2016|Categories: Dicas Úteis|Tags: |

About the Author:

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment