Como abrir uma loja de comércio local?

A porta da loja está aberta

Apostar no comércio local continua a ser uma das formas mais óbvias de iniciar um negócio. Neste artigo, o NValores mostra-lhe como abrir uma loja de comércio local, para que possa transformar a sua ideia num negócio rentável.

Por isso, se pretende tornar-se comerciante, comece por conhecer os passos que deve dar para que possa abrir as portas.

Tudo Começa Por Uma Ideia

É claro que antes de abrir uma loja de comércio local deve começar por definir qual será o negócio. Idealmente, a intenção de abrir uma loja nasce de uma boa ideia e não o contrário.

Ou por outras palavras, é sempre melhor identificar uma boa oportunidade de negócio e depois estudar as formas de implementá-la, do que partir da intenção de abrir uma loja, sem ter qualquer tipo de negócio em mente.

Precisa de dinheiro para iniciar seu negócio? Faça aqui a sua simulação de crédito pessoal e aguarde o contacto de um consultor.

Escolher o negócio ao qual a loja se focar é uma decisão que exige muita ponderação e uma grande dose de realismo.

Ideias utópicas ou demasiado intrincadas, raramente correm como esperado.

Para escolher que tipo de negócio irá abrir, deve levar em consideração os seus conhecimentos ou experiência profissional, aquilo que gosta de fazer, mas principalmente deve focar-se no potencial em termos de mercado.

Para que uma loja de comércio local alcance o sucesso desejado é necessário garantir que existe espaço no mercado para o seu projeto. Também é essencial que determine o perfil do seu público-alvo, pois só assim poderá promover ações de marketing eficientes.

Antes de avançar, deve pois testar o potencial da sua ideia.

Procure apurar se o negócio em que está a pensar tem boas perspetivas face a todos os possíveis condicionantes: potencial do mercado, existência ou não de concorrência e qual o grau de competitividade, possibilidades de crescimento.

Toda esta informação deve constar do seu Plano de Negócios, juntamente com o plano de investimento.

Constituir a Empresa e Reunir o Capital Inicial

Para avançar para o seu negócio precisará de capital inicial. Caso seja possível, opte sempre por capital próprio. Se isso não for possível, deve optar por outras fontes de financiamento como financiadores externos ou a banca.

Após ter o capital garantido pode avançar para a constituição formal da empresa.

É aqui que começa a questão burocrática: será necessário o Certificado de Admissibilidade de Firma ou Denominação de Pessoa Coletiva, proceder à escritura pública, apresentar a declaração de início de atividade, inscrever-se na Segurança Social e realizar o registo comercial.

Encontrar a Localização Certa

No processo de abrir uma loja de comércio local, encontrar a localização certa é um dos fatores mais importantes, se não o mais importante para o seu sucesso.

As melhores localizações garantem que nas imediações existem um fluxo constante de pessoas.

Sobre a localização deve também garantir que o espaço tem a área necessária e que a renda se encontra ao nível das suas possibilidades.

Licenciamento

A fase de licenciamento é mais burocrática e aquela que mais dores de cabeça pode dar. Contudo, o processo de licenciamento é hoje mais simples e célere do que no passado.

A maioria dos negócios de comércio a retalho pode optar pelo Licenciamento Zero, um conceito que surgiu no contexto do programa Simplex e que permite contornar questões como pareceres prévios, vistorias e licenças.

Em termos de licenças deve começar por pedir a emissão de uma licença ou autorização para a abertura da loja. Depois, deve informar a câmara municipal sobre a sua decisão de abrir um novo espaço comercial.

Este passo pode ser dado através do Balcão do Empreendedor.

Depois de ter remetido à autarquia a declaração prévia e de ter remetido uma cópia à Direção-Geral das Atividades Económicas.

Antes de abrir a loja precisará também de comprar um Livro de Reclamações.

Boa Sorte!

Estes são os passos essenciais sobre como abrir uma loja de comércio local! Pondere e avalie todos os passos e tente tomar boas decisões.

O NValores deseja-lhe boa sorte!

Veja A Nossa Sugestão

Sobre o autor: Ricardo Rodrigues

Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt

Assuntos

Faça a sua simulação e compare

Artigos recentes