Abrir conta à ordem: Qual a melhor em 2019? - NValores

Abrir conta à ordem: Qual a melhor em 2019?

By | 2019-08-08T19:52:21+01:00 18/03/2019|Categories: Banca|Tags: |
A melhor conta à ordem 2019

Hoje, são poucas as pessoas que não têm uma conta bancária, no entanto, se está a ponderar abrir uma nova conta, é importante que saiba o que é que o mercado tem para lhe oferecer nesse sentido.

Desta forma, deve realizar algumas análises, comparar as ofertas, e ao fazê-lo, tenha sempre em conta as taxas e os custos de manutenção associados (uma vez que optar por uma conta mais barata, pode permitir poupanças anuais bastante significativas).

De modo a facilitar um pouco mais a sua vida, o NValores resolveu comparar as comissões associadas à conta base (na vertente corrente e à ordem) dos principais bancos nacionais.

Descubra então de seguida, qual o banco mais barato para abrir uma conta.

Qual o melhor banco para abrir conta à ordem?

De forma a perceber qual é efetivamente o melhor banco para ter uma conta à ordem, fizemos uma análise aos principais bancos nacionais e chegámos aos seguintes valores:

Banco Comissão de Manutenção Comissão Cartão de Débito Montante mínimo de abertura Outros Benefícios FINE
BNI Europa 0.00€ 0€ 100€ Remuneração Conta à Ordem Consultar
ActivoBank 0.00€ 0€ 250€ Programa de Pontos Consultar
Banco CTT 0.00€ 0€ 100€ Consultar
Eurobic 2.00€ + IS 0€ 250€ Consultar
Banco Best 3.90€ + IS 0€ 500€ Transferências a crédito intrabancária e Sepa sem comissões Consultar
CGD 5.00€ + IS 0€ 100€ Consultar
Santander 5.30€ + IS 0€ 150€ Consultar
Montepio 5.50€ + IS 0€ 100€ Consultar
Millenium BCP 6.00€ + IS 0€ 50€ Consultar
Novo Banco 6.00€ + IS 0€ 250€ Consultar
BPI 6.25€ + IS 0€ 100€ Consultar
Bankinter 5.00€ + IS 17€ / Ano 0€ A comissão de manutenção de conta é cobrada trimestralmente (15€ + IS (4%)) Consultar
BBVA 8.75€ + IS 0€ 500€ Consultar
Deutsche Bank 10.33€ + IS 0€ 250€ Consultar

Descubra: Qual a melhor conta ordenado?

Atualmente estes são os bancos que oferecem aos clientes a possibilidade de abertura de uma conta bancária com as melhores condições de mercado.

Ainda que a oferta base possa parecer bastante similar, a verdade é que existem algumas características bastante diferentes, sendo as maiores a comissão de manutenção e o montante mínimo de abertura.

Principais diferenças entre os bancos

  1. Banco sem montante mínimo de abertura: Bankinter
  2. Bancos sem comissões: ActivoBank, BNI Europa e Banco CTT (nenhum dos bancos cobra comissões de manutenção de conta).

Compare as comissões e saiba qual o banco mais barato

A verdade é que a forma mais simples de perceber qual é a melhor conta bancária existente atualmente, acaba por ser através da realização de uma comparação dos valores comissionais de cada uma.

Outra questão importante é que deve sempre considerar o relacionamento a longo prazo com os bancos (embora isso não signifique que deve ter um produto mais caro só para manter o relacionamento).

Assim, procure ter um bom relacionamento com o banco e com o seu gestor de conta, uma vez que o mesmo não serve apenas para gerir as despesas do dia a dia (mais cedo ou mais tarde poderá precisar de um crédito e nessa altura a confiança é imprescindível).

Outra questão que também deve ter um grande peso na sua decisão, é perceber quais os objetivos para a nova conta bancária que irá abrir.

Algumas das opções são:

  • Criar uma conta poupança;
  • Pagar as despesas do dia a dia;
  • Realizar transferências bancárias;
  • Pagar despesas de um imóvel…

Descubra: Como escolher a melhor conta poupança?

O que é uma conta base?

De forma simples, é o tipo de conta bancária que garante um serviço base que é muito idêntico em todos os bancos (em muitos casos a mesma é conhecida por conta de depósitos à ordem ou conta corrente).

Este tipo de padronização, faz com que seja muito mais simples realizar a comparação de valores entre os vários bancos. Porém, a mesma apenas pode ser aberta por um cliente particular.

Outra questão muito importante, é que a mesma oferece serviços limitados, mas tem um custo relativamente baixo (pelo menos na grande maioria dos casos), embora cada banco tenha a liberdade de implementar as taxas, comissões e valores de abertura de conta com os valores que pretender.

Os serviços associados a uma conta base, por norma são:

  • Abertura e manutenção da conta;
  • Acesso a um cartão de débito para movimentação da conta;
  • Acesso ao homebanking;
  • Acesso a levantamentos através do balcão;
  • Possibilidade de realização de depósitos, levantamentos, pagamentos, débitos diretos e transferências bancárias.

Como poupar ainda mais na sua nova conta bancária

É importante ter em conta que se quer realmente ter uma conta bancária que seja competitiva, é importante que aproveite algumas oportunidades como é o caso do homebanking (o acesso ao banco através da internet).

Se abdicar o acesso ao banco exclusivamente através dos balcões, é possível reduzir ainda mais os custos associados (embora fazer transferências bancárias através desta ferramenta possa ter um custo).

Ter uma conta bancária que funcione apenas online, pode ser também uma boa opção, dado que é possível reduzir de forma drástica diversos custos, nomeadamente: pedidos de cheque, custos de manutenção, comissão de conta, transferências bancárias, pagamentos…

Salientamos, que todos os bancos apresentados anteriormente permitem-lhe fazer uma utilização online através do homebanking, sem que tenha de pagar nada por isso.

Outra opção para reduzir os custos comissionais, possa por domiciliar o seu ordenado.

Se está a ponderar abrir uma nova conta bancária tenha em consideração todas estas informações, de forma a que consiga escolher o banco mais barato e que lhe forneça tudo aquilo que precisa no seu dia a dia.

NOTA: As informações relativamente aos valores praticados pelos bancos constantes neste artigo foram retiradas à data de 18/03/2019, assim sendo, qualquer alteração que seja efetuada por parte das entidades bancárias não são da nossa responsabilidade. Deve sempre verificar no site do banco quais os montantes em prática atualmente.

Veja também: Bancos onde pode abrir conta 100% online

Como funciona o processo de abertura de conta?

O processo de abertura de conta (geralmente de depósito à ordem) implica o estabelecimento de um contrato entre o cliente e a sua instituição bancária. Desta forma, a decisão de abertura de conta significa pressupõe que o cliente e o seu banco estejam de acordo relativamente às condições e caraterísticas da conta.

Cada instituição bancária pode decidir se aceita ou não a abertura de uma conta à ordem e quais são os tipos de contas que disponibilizam aos seus clientes. Contudo, todas as contas existentes devem cumprir os pressupostos enunciados pela lei.

No momento de abertura de conta, compete às instituição de crédito exigir e analisar todos os elementos de identificação do cliente e, eventualmente, dos seus representantes e de outras pessoas autorizadas a movimentar a conta.

De acordo com a legislação em vigor, para proceder à abertura de uma conta bancária é necessário cumprir com os seguintes pressupostos:

  • Previamente à abertura de conta, o banco deve facultar ao cliente toda a informação pré-contratual;
  • O cliente deve fornecer toda a informação pessoal e documentos exigidos pela instituição de crédito;
  • O processo de abertura de conta fica selado com a assinatura do contrato.

Informação pré-contratual

Antes concretizar a abertura de uma nova conta, o banco deve facultar ao cliente a ficha de informação normalizada (FINE) referente ao produto e também as condições gerais da conta.

A FINE enumera as caraterísticas fundamentais da conta, tal como a sua designação, os meios disponíveis para realizar a sua movimentação e as comissões associadas.

Já o documento com as condições gerais da conta faz parte efetiva do contrato e apresenta informações mais detalhadas sobre a conta e todos os serviços que lhe estão associados. Neste documento são apresentadas as regras sobre os titulares das contas, os meios disponíveis para fazer a sua movimentações, os métodos de pagamento disponíveis e quais as comissões imputadas aos clientes.

É essencial que o cliente analise com atenção a FINE e o documento com as condições gerais da conta, antes de formalizar a abertura de conta. Caso subsistam dúvidas, o cliente não deve hesitar em solicitar esclarecimentos adicionais.

Documentação necessária para a abertura de conta

Para abrir uma conta de depósito à ordem deve facultar à instituição financeira, toda a documentação solicitada. Geralmente, no caso de pessoas singulares, os bancos exigem a seguinte documentação e informação:

  • Cópia de cartão de cidadão ou bilhete de identidade;
  • Nome completo e assinatura;
  • Nacionalidade;
  • Data de nascimento;
  • Morada e respetivo comprativo;
  • Documento comprovante da situação profissional.

Estes elementos devem ser facultados através dos documentos originais ou de cópias certificadas. O banco deve guardar cópias de todos os documentos entregues.

A maioria dos bancos exige que a abertura de conta seja realizada de forma presencial, mas em certas situações e face ao preenchimento de todos os requisitos, a abertura da conta pode ser realizada mesmo sem a presença do cliente.

Celebração do contrato

Celebrado o contrato, a instituição bancária deve entregar uma cópia do contrato ao cliente. Esta cópia deve estar assinada pelas duas partes.

Na eventualidade de ocorrem alterações ao contrato, estas devem ser propostas pelo banco ao cliente com dois meses de antecedência. O cliente pode recusar as alterações propostas, optando assim por denunciar o contrato.

Nesta situação, o pedido de denúncia de contrato deve ser feito de forma presencial, ao balcão do banco. A instituição deve realizar o encerramento imediato da conta, sem imputar custos ao cliente.

Veja também: Como mudar de banco passo a passo

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Formado em Engenharia e apaixonado pela área Financeira, Ricardo Rodrigues criou a NValores em Agosto de 2013 com a missão de melhorar a literacia financeira dos Portugueses. Exerceu funções profissionais inerentes à categoria de Consultor Financeiro na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Desde de 2013 com funções profissionais inerentes à categoria de CEO na RRNValores Unipessoal, Lda, especificamente, gere uma equipa formada por consultores, marketing de conteúdos e programadores que criam, desenvolvem e mantêm uma plataforma com informação e comparação de produtos financeiros gratuita para todos os utilizadores. Email: geral@nvalores.pt