Início / Artigos / Emprego e Formação / Nick Hanauer: Os Ricos Não Criam Empregos

Nick Hanauer: Os Ricos Não Criam Empregos

Nick Hanauer: Os Ricos Não Criam Empregos

Nick Hanauer é um conhecido milionário, empreendedor e investidor norte-americano que possivelmente não lhe dirá muito.

Hanauer foi um dos primeiros investidores da Amazon, já investiu com sucesso em mais de 30 empresas, incluindo na aQuantive que foi adquirida pela Microsoft por 6.4 biliões de dólares. Talvez já esteja a pensar “certo, é mais um milionário americano. Mas o que é que isso tem de especial?

Apesar de se apresentar como um “capitalista sem remorsos”, Nick Hanauer tem uma visão muito própria do capitalismo. Este empreendedor contesta o modelo de capitalismo atual, que concentra cada vez mais riqueza nas mãos de um pequeno grupo de privilegiados, retirando poder económico da esmagadora maioria da população.

Nick explica de forma simples, mas extremamente lógica, que a concentração de riqueza num pequeno grupo de pessoas não cria emprego, não sendo por isso um fator de dinamização da economia. Então, mas se os ricos não criam emprego quem o faz?

A restante população, claro! É com base nesta população que Hanauer defende um aumento significativo no salário mínimo, como a melhor forma de desenvolver a classe média, gerar prosperidade económica para uma percentagem significativa da população e dar um novo fôlego à maioria das empresas.

Descubra: TOP cursos com mais saída em Portugal

A Urgência Em Mudar Para Evitar Violência

É claro que os argumentos de Nick têm provocado uma grande controvérsia, ao ponto da sua primeira palestra dada ao TED não ter sido publicada e de a revista Forbes ter proferido críticas violentas.

Mas, o milionário não desarma e continua a promover de forma firme a sua visão. Nick acredita que se nada mudar, em breve a sociedade irá entrar em convulsão.

Os mais desfavorecidos, mais tarde ou mais cedo, irão perceber que têm que forçar a mudança e para isso poderão utilizar a violência. E isto apenas pode ser evitado se forem implementadas medidas no sentido de distribuir a riqueza de forma mais justa e equilibrada.

Aplicação Prática

A verdade é que a ideia que muitos apelidaram de louca e impossível de concretizar já se concretizou. A insistência de Nick Hanauer no aumento do salário mínimo recolheu adeptos na sua própria cidade, Seattle.

Na maior cidade do Estado de Washington, o valor por hora do salário mínimo vai gradualmente aumentar de 9,32 dólares por hora para 15 dólares por hora.

As empresas terão um período entre 3 a 7 anos para se adaptarem aos novos custos mínimos por hora de trabalho.

A abnegação de Nick Hanauer é sem dúvida de louvar e já está a contribuir para a melhoria da condição económica de milhares de pessoas.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais:

ANUNCIE AQUI

Ebook Como preencher o IRS 2023