Operadoras de Telecomunicações em Portugal

Operadoras de Telecomunicações em Portugal 2017-07-27T20:49:29+00:00

Numa época em que tudo gira à volta da velocidade de comunicação, é natural que procuremos as melhores soluções de telecomunicações do mercado. E assim sendo, conhecer os diferentes serviços oferecidos pelas operadoras de telecomunicações é essencial para que seja possível tomar uma decisão consciente e informada.

A maioria destas operadores oferece os seguintes serviços: Telefone, Telemóvel, Televisão, Internet Fixa e Banda Larga Móvel.

Por forma a adequar a sua oferta às diferentes necessidades dos clientes, estes serviços são oferecidos individualmente, mas também em pacotes TV NET VOZ.

Para garantir um maior nível de poupança é essencial optar pelo pacote com as melhores condições do mercado.

Quais são as Operadoras de Telecomunicações em Portugal?

Por certo, a maioria dos nossos utilizadores conhecem de cor todas as operadoras de telecomunicações disponíveis no nosso país, mas nada como relembrar todas as opções existentes: MEO, NOS, Vodafone e NOWO.

Olhemos agora para uma das operadoras com um pouco mais detalhe:

MEO

MEO

A operadora MEO é o resulta da fusão de duas grandes empresas de telecomunicações nacionais, a Portugal Telecom e a TMN.

A Portugal Telecom disponibilizava sobretudo serviços de telefone e Internet fixa, enquanto a TMN se especializou em comunicações móveis.

Com a junção das duas empresas e consequente transformação em MEO, esta empresa passou a oferecer serviços de: Telemóvel, Internet Móvel, Televisão, Internet Fixa e Telefone Fixo.

Em 2018, a MEO passará a designar-se Altice – o nome do grupo francês que comprou o gigante português de telecomunicações em 2015.

Disponibiliza os seus serviços através de ADSL, Fibra Ótica e Satélite. Compare pacotes MEO

NOS

NOS

Tal como a sua principal concorrente (a MEO), também a NOS resulta da fusão de duas empresas: a Optimus e a ZON.

Sendo que a Optimus atuava mais no contexto das comunicações móveis, enquanto a ZON se destacava nos serviços de televisão e Internet fixa.

Atualmente, enquanto NOS, esta empresa comercializa serviços de Televisão, Internet Fixa, Telefone Fixo, Internet Móvel e Telefone Móvel.

A NOS utiliza as tecnologia de Fibra Ótica e de Satélite.

Vodafone

Vodafone

De origem inglesa, a Vodafone opera em Portugal desde 1992.

Após ter marcado inicialmente presença nas grandes cidades nacionais, esta empresa encontra-se agora em fase de expansão, chegando a cada vez mais portugueses.

A Vodafone funciona através de Fibra Ótica e ADSL e disponibiliza pacotes de Telemóvel, Internet Móvel e Telefone Fixo e televisão.

NOWO

NOWO

A NOWO é antiga Cabovisão – mudou para a nova designação em Setembro de 2016.

Com a nova imagem, esta empresa trouxe também uma nova filosofia, focada em oferecer um maior nível de flexibilidade aos clientes.

Funciona através de Fibra.

Estas são as operadoras de telecomunicações em Portugal? Qual é a sua atualmente? Qual pensa escolher no futuro? Compare pacotes NOWO

A importância de conhecer os diferentes tipos de redes

Antes de escolher um determinado pacote de comunicações, também é importante perceber que as operadoras de telecomunicações em Portugal operam em diferentes tipos de redes e que essas mesmas redes são determinantes para fatores como: rapidez, qualidade e estabilidade do serviço oferecido.

As operadoras disponibilizam os seus serviços através de 3 tipos diferentes de redes: ADSL, Fibra Ótica e Satélite. No que diz respeito à cada vez mais popular Fibra Ótica também é importante referir que esta pode funcionar através duas tecnologias diferentes: HFC ou FTTH.

Quais as diferenças mais significativas? Vamos tentar explicar de forma simples e concisa: FTTH significa Fiber To The Home, o que numa tradução direta e livre podemos traduzir como “Fibra Até A Casa”. O nome é demonstrativo e significa que com esta tecnologia, a fibra chega diretamente a casa do cliente.

Já, HFC significa “Híbrido Fibra Coaxial” e a grande diferença é que esta tecnologia não chega até a casa do cliente, mas sim até à rua ou bairro. A partir daí a ligação até à casa do cliente é feita através de cabo coaxial.

Nesta última opção, a velocidade total da rede é dividida por todos os moradores que subscrevem o serviço, o que significa que com a tecnologia HFC o usufruto das reais potencialidades da fibra não é alcançado!

Por isso, na hora de escolher, qual das operadoras de telecomunicações em Portugal irá contratar para um serviço de fibra, não se esqueça de averiguar qual é a tecnologia envolvida.