Subscreva a nossa Newsletter e receba saldos e promoções!

Ao clicar em "Quero Receber" concordo com a Politica de Privacidade e com os Termos de Utilização do nvalores.pt e autorizo a utilização dos meus dados pessoais para receber newsletters e conteúdos publicitários.

Saldos 2022: Estas são as datas das promoções

Promoções e Saldos

São poucas as pessoas que não começam o ano a dizer que “é este ano que eu vou poupar dinheiro”, e que vão começar a gastar menos dinheiro em compras de supermercado ou que vão aproveitar melhor as promoções e saldos para comprarem roupa nova ou artigos tecnológicos.

No entanto, a verdade, é que a grande maioria das pessoas, não sabe como poupar na ida às compras, embora a técnica de poupança já faça parte da vida de imensas famílias portuguesas.

A pensar em si e para o ajudar a poupar (embora os primeiros saldos e promoções do ano já tenham terminado), apresentamos-lhe o calendário anual de promoções e saldos, para que consiga organizar as suas compras de forma mais consciente (poupando centenas de euros).

Salientamos ainda que existem sempre saldos e promoções inesperadas, no entanto, iremos falar-lhe dessa questão mais tarde.

Melhor oferta: Adesão digital – Crédito Pessoal Cofidis

Calendário de promoções e saldos de janeiro a dezembro de 2022

Infelizmente ainda vivemos uma realidade conturbada devido à pandemia, o que também acabou por afetar as regras de promoções e saldos. Neste sentido, uma nova medida foi publicada em 14 de janeiro deste ano, proibindo a publicidade dos saldos e promoções.

De acordo com o artigo 15º do Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro:

“É proibida a publicidade, a actividade publicitária ou a adopção de qualquer outra forma de comunicação comercial, designadamente em serviços da sociedade da informação, que possam ter como resultado o aumento do fluxo de pessoas a frequentar estabelecimentos que, nos termos do presente decreto, estejam abertos ao público, designadamente através da divulgação de saldos, promoções ou liquidações”

Mas é importante destacar que a proibição refere-se tão somente à publicidade na TV, rádio, por SMS ou email, continuando permitidas reduções de preços nas lojas e a disponibilização de folhetos pelos estabelecimentos.

A medida está em conformidade com as ações que visam o distanciamento social e controle da nova vaga do vírus que continua ativo no nosso país.

Ainda assim, é possível aproveitar para fazer compras mais baratas seguindo todas as recomendações de segurança, como evitar aglomerações, higienizar mãos e produtos, e priorizar compras pela internet.

A lista apresentada de seguida, vai indicar-lhe por meses, quais as promoções que se encontram em vigor, e quais os saldos que têm dia marcado para acontecer.

Desta forma, se houver algo que necessite comprar, se possível confira o mês em que existem as promoções e compare o produto em várias lojas, de forma a adquiri-lo a bom preço sem ter de recorrer ao crédito.

Janeiro – Saldos em todo o país

Janeiro é mês de saldos em todo o país, e praticamente todas as lojas colocam a grande maioria dos seus produtos a preços muito mais em conta.

Nada melhor que começar o ano a poupar.

Fevereiro – Saldos em todo o país

Em fevereiro ainda se mantém os saldos que se iniciaram em janeiro. No entanto, é também uma ótima altura para comprar viagens (de avião ou cruzeiro) comece já a pensar em como aproveitar as suas férias (pois todos sabemos que no verão os preços são bastante inflacionados). Se gosta de fazer umas escapadinhas de fim de semana pode também aproveitar os descontos a pensar no dia dos namorados (14 de Fevereiro).

Março – Bem-estar e perfumarias

Em março os saldos já terminaram, no entanto, muitas lojas de especialidade fazem promoções de forma a conseguir vender alguns produtos a preços mais em conta.

Nesta altura é muito comum conseguir valores ótimos em Spas e centros de estética, e até em perfumarias. É um excelente mês para cuidar mais de si.

Abril – Páscoa

Com a chegada da Páscoa, este ano a 21 de Abril, os supermercados fazem grandes promoções em produtos alimentares e principalmente no que respeita doces e chocolates – uma vez que a tradição a isso o remete.

Além disso, nesta época, a maioria das lojas tem descontos de Páscoa.

Maio – Saldos em tecnologia

De forma a comemorar o dia mundial das telecomunicações (17 de maio), as grandes cadeias de lojas que vendem este tipo de produtos fazem sempre promoções que permitem uma poupança significativa na sua aquisição.

Pode poupar na sua ida às compras este mês e comprar a televisão, o telemóvel ou o computador novo que tanto quer ou precisa. Além disso, caso não esteja a cumprir o período de fidelização, é uma boa altura para ajustar o seu pacote de telecomunicações.

Neste mês pode também poupar na ida às compras para o dia da mãe, aproveitando alguma promoção pontual existente nas lojas de cosmética ou spa.

Junho – Saldos de verão de 2022

Com a chegada do verão, é muito comum encontrar promoções e saldos em ginásios e em lojas de lingerie e bikinis. Assim, será uma boa altura para voltar a praticar desporto, melhore a sua saúde.

Como tem vindo a ser costume, entre o dia 29 de maio e 16 de junho, pode também poupar em livros, uma vez que se realiza a feira do livro no Parque Eduardo VII  (sendo que neste caso a poupança é válida apenas para quem se encontre por Lisboa nesta época do ano).

Veja também: Saldos de verão em 2022

Algumas lojas com saldos de verão:

  • Zara
  • Zara Home
  • Mango Outlet
  • Bershka
  • Lefties
  • Pull&Bear
  • Massimo Dutti
  • Oysho
  • Benetton
  • Stradivarius
  • Uterque
  • Sportzone

Julho – Descontos em literatura e férias

Em julho há diversos descontos em literatura por todo o país, e por isso pode aproveitar para repor livros novos na sua prateleira e comprar aqueles de especialidade que tanto anda a precisar para desenvolver um projeto que tem na gaveta.

Além disso, sabemos que ainda existem muitas famílias a marcar as suas férias de verão neste mês, considerado época alta (mais cara). Assim, é importante aproveitar os descontos e ofertas disponíveis, e se possível comparar em vários sites das agências, de forma a encontrar a mais vantajosa para si.

Agosto – Saldos fim de verão de 2020

Em agosto, o verão já começa a chegar ao fim, e por isso mesmo muitas lojas de material para esta época fazem imensas promoções de forma a escoar stock a mais (pode aproveitar e guardá-los para utilizar no próximo ano ou no final da época balnear – até porque muitas pessoas optam por ir de férias em setembro).

Setembro – Promoções e saldos de regresso às aulas

Em setembro, com o início das aulas, as grandes superfícies comerciais vão ter promoções e saldos em quase todo o material escolar.

Aproveite para comprar tudo o que o seu filho precisa para um regresso às aulas mais económico. É importante que não deixe as compras para o final do mês, pois estas promoções acontecem logo no início do mês.

Durante este mês há também promoções e saldos em muitas lojas de roupa.

Outubro – Promoções para mudar de carro

Outubro é um ótimo mês para mudar de carro, pois existem grandes promoções e saldos, uma vez que as marcas lançam novas gamas.

Novembro – Black Friday e Cyber Monday

Portugal também já adotou a Black Friday que ocorre a 29 de novembro (última sexta feira do mês), neste dia, a maior parte das lojas faz promoções e descontos que podem chegar aos 75% (embora seja muito importante que analise bem as promoções antes de comprar, pois algumas lojas aumentam o preço dos equipamentos).

Dezembro – Cyber Monday e Promoções e saldos de natal de 2022

No dia 2 de dezembro irá realizar-se a Cyber Monday, onde as lojas de e-commerce têm também vários produtos a preços mais baixos, por isso consegue poupar na sua ida às compras este mês com maior facilidade.

Até dia 25 de dezembro, vão existindo diversas promoções em quase todas as lojas, no entanto após esse dia, as promoções e saldos voltam em altas, com valores muito inferiores, sendo por isso aconselhável comprar apenas o mínimo indispensável.

Estas são as promoções e saldos que se encontram desde já programados e que sabemos que vão acontecer este ano, no entanto, tal como dissemos no início, existem diariamente várias promoções que lhe permitem poupar de forma bastante elevada na sua ida às compras.

Veja também: Compras online em Portugal

Como poupar nas compras ao longo do ano?

Além das formas de poupança programadas, existem também muitas outras formas de poupança diárias que pode aproveitar.

Algumas deles pode ver de seguida.

Reservas através do booking

Se tiver uma conta no Booking, diariamente pode aceder às melhores ofertas do dia.

Em muitos casos, os descontos chegam aos 50% por noite.

Se tiver acesso ao programa genius, pode ainda receber ofertas especiais que incluem um desconto extra, checkout tardio e um brinde de oferta.

Oferta especial aniversário

Se tem cartão de cliente em algumas lojas, é bastante comum que no mês do seu aniversário receba mensagens com vantagens especiais para si (como crédito de x € no seu cartão cliente ou x % de desconto na compra de um produto).

Além disso, consegue ainda grandes promoções em compras online, só pelo registo na página muitas marcas oferecem na 1ª compra um desconto, muitas vezes de 10%.

Feiras de especialidade

Durante o ano ocorrem de norte a sul do país diversas feiras de especialidade, que lhe permitem adquirir determinados produtos a preços muito mais competitivos (estamos a falar de viagens, artesanato, mobiliário…).

Supermercado

Hoje em dia são raros os super e hipermercados que não têm descontos diários (seja desconto direto ou em cartão).

Se conseguir aproveitar as mesmas vai ver que vai poupar nas idas às compras e trazer mais produtos por metade de preço (muitas vezes apenas é preciso juntar um ou outro cupão e o desconto é superior a 50%).

Cartão FNAC

A adesão ao cartão FNAC tem o custo de 15€ (válidos para 3 anos), no entanto, os descontos diários a que tem acesso, podem compensar logo na primeira compra.

Por exemplo, tem quase sempre entre 10% a 20% de desconto direto em livros, muitas vezes pode usufruir de descontos em tecnologia, se apresentar o cartão tem também descontos em diversos cinemas ou parques de diversões.

Uma alternativa também bastante viável passa por comprar através da internet, em sites de descontos diários, conseguindo grandes promoções e saldos que o vão fazer poupar imenso dinheiro nas suas compras (independentemente do que comprar).

Se seguir este calendário, vai ver que no final do ano já conseguiu uma poupança considerável e que vai ter algum dinheiro amealhado que pode aproveitar para comprar as prendas de natal, fazer a sua viagem de sonho ou simplesmente colocar numa poupança ou dar de entrada para um carro novo.

Novas regras nos saldos e promoções a partir de outubro de 2019

Devido à crise que ocorreu, a verdade é que sempre que ouvimos as palavras mágicas “saldos e promoções” os nossos olhos brilham. O problema é que muitas vezes os consumidores são enganados devido às publicidades enganosas.

Isso porque é comum a prática do aumento repentino dos preços pouco antes dos períodos de saldos e promoções. Dessa forma, o consumidor acredita estar a comprar um produto mais barato, quando na verdade está a pagar o preço original.

De forma a evitar esta prática abusiva, foi aprovado pelo Governo o decreto-lei 109/2019 que altera as regras na Lei dos Saldos, Promoções e Liquidações.

A lei estabelecia que a diminuição do preço anunciado no mercado deveria ser real, tendo como referência o valor anteriormente praticado em relação ao mesmo produto. O problema surgiu na definição do conceito de “preço anteriormente praticado”.

Este termo abre uma grande margem para interpretação. E, esse era o motivo pelo qual as marcas continuavam a fazer publicidade de saldos e promoções que não correspondiam a um desconto real dos preços.

O que, de fato, muda com a nova regra?

De forma a haver um esclarecimento claro das regras, a legislação foi alterada e determinou-se que o preço mais baixo anteriormente praticado diz respeito ao prazo de 90 dias.

De acordo com o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira “quando se proceda a saldos, promoções ou liquidações, tem de se oferecer um desconto relativamente ao preço mais baixo praticado no período de 90 dias anterior à promoção, saldo ou liquidação, com exceção de saldos, promoções ou liquidações anteriores”.

Essa medida tem como objetivo garantir maior transparência no comércio, e inibir práticas abusivas e prejudiciais aos consumidores. Com a reforma na legislação, Portugal segue o exemplo de outros países como Espanha, Itália e Bélgica, em que o preço é estabelecido com base nos últimos 90 dias.

É ainda importante esclarecer que os saldos só podem ocorrer em 124 dias por ano, sendo este período seguido ou alternado. Ou seja, deixa de haver saldos durante 4 meses por ano.

Por outro lado, promoções podem ser feitas sem restrição de prazo, de acordo com a decisão da loja.

É essencial ficar atento à diferença destes termos, até mesmo para se certificar se determinado estabelecimento está de acordo com as regras definidas na nova legislação.

O que acontece com quem não cumprir as regras?

O não cumprimento das novas regras pode acarretar consequências que vão pesar no bolso dos comerciantes.

Isso porque, para quem infringir a nova lei será aplicada uma multa que pode variar entre € 250 a € 3.700, no caso de pessoas singulares, e de €250 a €30.000, no que respeita pessoas coletivas.

Vale lembrar que a nova medida foi negociada em comum acordo entre associações tanto de consumidores, quanto de comerciantes.

Ainda, de acordo com a alteração feita na legislação “sempre que o comerciante pretenda realizar vendas em saldo ou em liquidação, independentemente de ser no estabelecimento físico ou através da loja, deve comunicar previamente à ASAE com a antecedência de 5 dias úteis e 15 dias úteis, respetivamente”.

Os comerciantes devem, portanto, estar atentos para proceder em conformidade com as novas regras de modo a evitarem as multas.

Podemos então dizer que as novas regras trazem muitos benefícios aos consumidores, que certamente estarão mais protegidos contra práticas abusivas.

Mesmo assim, é importante estar atento às oscilações de preços no mercado, especialmente em relação aos produtos que deseja adquirir. Apesar da nova lei, é bem possível que possa pontualmente deparar-se com anúncios enganosos. Os mesmos devem ser sempre denunciados.

Quem pretende ir às compras no final do ano deve começar a fazer uma pesquisa de preços desde já, e ter cautela para saber aproveitar os saldos e promoções que realmente são vantajosos para si.

Agora que já sabe quais as novas regas para os saldos em promoções em vigor a partir de outubro de 2019, perceba quais as promoções mais comuns em cada mês

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais:

ANUNCIE AQUI

Ebook Como preencher o IRS 2023