crédito consolidado

Porque deve adiantar as suas compras de Natal?

By | 2017-11-23T07:09:28+00:00 21/11/2017|Categories: Dicas Úteis|Tags: |
Natal 2017

Estamos a pouco mais de um mês do natal, o que lhe dá ainda imenso tempo para começar já hoje a pensar nas suas compras de natal.

Crédito Pessoal NValores

Perceber a quem é que quer oferecer presentes este ano, é uma boa forma de começar hoje mesmo a investigar as melhores prendas e conseguir ainda poupar algum dinheiro na compra das mesmas.

Hoje vamos deixar-lhe algumas dicas e vantagens de começar já a adiantar as suas compras de natal (até porque a Black Friday está mesmo aí a chegar).

Porque deve adiantar as suas compras de natal (e poupar dinheiro)

Vamos ser sinceros, a maior parte das pessoas (principalmente quem tem famílias numerosas ou crianças pequenas em casa) gasta imenso dinheiro nesta altura.

Desta forma, a principal vantagem de antecipar as compras, passa essencialmente por poupar dinheiro. Mas, as dicas e vantagens que lhe indicamos de seguida são muitas mais. Conheça-as.

1 – Melhor forma de evitar compras por impulso

Como é óbvio vai quase de certeza existir uma compra de última hora. Mas… de forma a não gastar mais do que aquilo que deve, é importante organizar-se com antecedência.

Defina um montante que quer (e pode) gastar, e defina a lista de pessoas a quem vai oferecer prendas este ano.

Depois disso, faça uma lista de presentes que quer comprar para cada um e tente adquirir os mesmos de forma faseada (já que ainda estamos em novembro, pode comprar já aqueles presentes que sabe que não são precisos trocar).

Aproveite por exemplo alturas de saldos e promoções, como é por exemplo o caso da Black Friday que já começou hoje em algumas lojas (e que até ao final do mês vai estar em vigor).

Assim, sabe que não vai chegar a dia 23 ou 24 de dezembro com compras por fazer e comprar qualquer coisa que lhe apareça à frente só para não deixar as pessoas sem prendas para a consoada.

2 – Permite que os faça você mesmo

Imagine que este ano de forma a poupar dinheiro, pretende ser você a fazer as prendas de natal (oferecer cabazes de natal por exemplo).

Desta forma, é preciso realmente começar a fazer as coisas com antecedência de forma a poder comprar todos os materiais aos preços mais baratos. Além disso, os trabalhos manuais demoram sempre algum tempo a serem feitos.

Com tempo, vai conseguir poupar ainda mais e levar os seus projetos avante com calma. Seja um presente decorativo (como uma jarra, um quadro, acessórios…) ou algo que desperte o paladar (como biscoitos, compotas, licores…) seja original e surpreenda quem vai receber a sua prenda.

3 – Evita filas de espera

Quando chegarmos ao início de dezembro andar à vontade num centro comercial não vai ser de todo uma tarefa simples.

Desta forma, ao adiantar as compras de natal, vai conseguir fazer tudo com tempo, calma, e sem estar horas intermináveis numa fila para pagar ou para estacionar o carro.

Só o tempo que vai poupar nestas pequenas coisas, já compensa a antecedência de estar a comprar prendas de natal em novembro.

No entanto, outra vantagem é a possibilidade de comprar tudo sem que os preços sejam inflacionados por esta época de consumismo extremo.

4 – Pode aproveitar promoções

O mês de novembro é pautado por imensas promoções em diversas lojas (como é o caso da Black Friday ou ainda da cyber Monday da FNAC).

Outro ponto importante é que no início de dezembro as grandes cadeias comerciais (como é o caso do Jumbo, Continente, Pingo Doce…) começam as promoções de produtos típicos da consoada (como é o caso do bacalhau, nozes, licores, chocolates…).

Se comprar antecipadamente, não são só os presentes de natal que vão ficar mais em conta. A própria consoada irá sair-lhe bastante mais baratinha.

Resumidamente, adiantar as suas compras de natal, vai ser dúvida permitir-lhe poupar algum dinheiro nesta altura do ano que já de si é propicia a grandes gastos.

5 – Pode aproveitar os mercados de natal

Outro dos locais onde pode começar a antecipar as suas compras de natal são os mercados de natal que ocorrem normalmente no início do mês de dezembro.

Desta forma, vai conseguir encontrar prendas muito originais e divertidas a preços muito mais baixos do que aqueles que encontra em grandes superfícies comerciais.

Além disso, em vez de oferecer algo que pode ser encontrado em qualquer loja de centro comercial, irá oferecer algo artesanal e que é difícil encontrar igual em algum lugar.

2 exemplos de mercados de natal onde ainda pode ir é o Lisboa Wonderland (vai-se realizar no Parque Eduardo VII em Lisboa entre 1 de dezembro e 1 de janeiro com entrada gratuita) e o Natalis (vai-se realizar na FIL entre 6 e 10 de dezembro – sendo que  o preço do bilhete são 2,5€).

6 – É possível comparar preços

Um dos maiores problemas de realizar a aquisição de prendas à última da hora é a inflação dos preços.

Se começar já ou no início de dezembro a realizar as suas compras de natal, vai ter tempo para analisar dezenas de produtos e procurar a loja que vende mais barato (muitas vezes até consegue mandar vir de algum site sem precisar de pagar os portes de envio).

Contudo, para esta dica surtir o devido efeito no seu orçamento familiar, deve realmente ter uma lista de presentes definida para todas as pessoas.

Outra questão importante é no caso de estar à procura de algo muito específico para alguém, tenha sempre uma ou duas prendas alternativas definidas (para o caso de estar esgotado ou o preço estar muito acima das suas possibilidades).

7 – Permite-lhe definir melhor a ementa

Pois bem, se a sua família é grande, e na consoada todos se juntam à mesa e comem o típico bacalhau com couves, cabrito ou peru no forno está na altura de começar a preparar os ingredientes que não se estragam.

Seja qual for a sua ementa, decida atempadamente tudo o que quer fazer: entradas, pratos, doces e bebidas.

Assim, vai ser mais simples poupar, pois os hipermercados fazem constantemente promoções que lhe permitem comprar diversos produtos com descontos entre os 25% e os 50%.

NOTA – Faça uma lista com todos os ingredientes necessários para todas as confeções de natal, e veja quais os que vão estando em promoção. É importante que compre com antecedência os ingredientes não perecíveis (não vai comprar as couves com 2 semanas de antecedência porque depois estragam-se).

8 – Menor esforço financeiro

A verdade é que adiantar as compras de natal, não lhe permite apenas poupar como também estar mais desafogado nesta época do ano.

Se começar já a comprar, o impacto financeiro do natal no seu orçamento mensal não vai ser tão elevado como seria se comprasse tudo com o mesmo ordenado (mesmo incluindo o subsídio de natal).

Tenha em conta, que o dinheiro do subsídio de natal que vai receber, não deve de todo ser gasto nas prendas de natal, mas sim aplicado numa conta poupança ou noutro investimento financeiro (ou até mesmo para amortizar algum crédito que tenha).

9 – Maior personalização

Quando compra uma prenda fá-lo a pensar em alguém correto? Se comprar tudo na véspera, o que vai acontecer é que vai ser complicado comprar algo personalizado para cada familiar ou amigo (e depois vão todos corridos a chocolates e meias).

Ao adiantar as suas compras de natal, vai conseguir comprar ou encomendar produtos que são pensados especificamente para determinada pessoa.

Agora que já sabe 9 das vantagens (e algumas dicas) de antecipar as suas compras de natal, não existe motivo para comprar tudo de véspera.

Faça as coisas com calma e aproveite que falta ainda um mês para esta data!

Desfrute desta época de paz e alegria.

Já agora (e com muita antecedência) a equipa do NValores deseja-lhe um feliz natal.

Veja também:

 

crédito consolidado

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2017-11-23T07:09:28+00:00 21/11/2017|Categories: Dicas Úteis|Tags: |

Leave A Comment