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Mudar de operadora e manter o número vai ser mais rápido e seguro

Mudar de operadora e manter o número vai ser mais rápido e seguro

A verdade é que muitas pessoas optam por não mudar de operadora pois querem manter o número de telefone e o tempo de processamento deste pedido era, até agora, muito lento.

Este mês a Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) aprovou as alterações ao regulamento da portabilidade, garantindo assim que mudar de operadora e manter o número vai ser mais rápido e mais seguro para o consumidor.

Contudo, é sempre preciso ter em conta como mudar de operadora em segurança de forma a não se ver a par com problemas no futuro.

Quais as principais alterações no pedido de portabilidade?

A grande maioria das pessoas vê a mudança de operadora como um bicho de sete cabeças e acaba muitas vezes por se ver a par com um processo muito burocrático (principalmente quando se trata de portabilidades de números fixos), lento e com inúmeras falhas.

Desta forma, a Anacom informa que alguns dos processos foram então simplificados, facilitando assim a comunicação entre ambos os operadores (quem cede e quem recebe), reduzindo a litigância entre os mesmos e favorecendo quem efetivamente necessita: o consumidor (clientes particulares e empresariais).

Código de validação de portabilidade

Outra das alterações é o fato de dentro em breve (espera-se que nos próximos 9 meses) seja introduzido o código de validação de portabilidade.

Trata-se de um código gerado pelos prestadores de serviços e que será disponibilizado a todos os assinantes do mesmo, que o devem utilizar no caso de quererem mudar de operadora e manter o número.

Deste modo, o processo da portabilidade não será apenas mais rápido, será também mais seguro, já que as operadoras não precisam de trocar entre si todos os documentos que são necessários para dar seguimento a um pedido de portabilidade.

Atraso na portabilidade

Quando falamos de compensações por atraso na portabilidade, entre prestadores de serviços, as mesmas passam a estar restritas aos casos em que a mesma não foi solicitada pelo assinante.

No caso dos consumidores, mantém-se a compensação de 2,5€ por cada dia de atraso e quando exista a interrupção do serviço por esse mesmo motivo.

Prazos para fazer a mudança

No que concerne os prazos para trocar de operadora, os mesmos passam a ser de um dia útil a contar da data de entrega do pedido.

Atualmente, a taxa de rejeição de portabilidade é de cerca de 22% para os serviços móveis e 10% para os serviços fixos (totalizando um total de 209 mil rejeições de portabilidade).

Espera-se que com estas alterações, o consumidor passe efetivamente a ser privilegiado, e que possa efetuar a portabilidade do seu número sem qualquer constrangimento por parte da sua operadora atual.

Desde a introdução da possibilidade de mudar de operadora e manter o número, em 2001, nas redes fixas e, em 2002, nas móveis, foram portados 8,4 milhões de números

Como mudar de operadora e manter o mesmo número?

Mudar de operadora de telemóvel ou de serviços fixos é algo bastante simples (e que agora vai ficar ainda mais, devido às novas regras da portabilidade).

Bastam apenas alguns passos para escolher a oferta que mais se adequa às suas necessidades.

Indicamos-lhe os mesmos de seguida:

1 – Analisar a oferta que tem atualmente de forma a perceber o que é que tem a mais ou o que é que lhe faz falta.

2 – Analise as ofertas de serviços móveis existentes no mercado de forma a perceber qual a que lhe oferece melhor garantia qualidade vs. preço.

3 – Faça um novo contrato (no caso de ser um tarifário pós pago) ou peça simplesmente para fazer a alteração do operador e depois implemente o tarifário que deseja.

Se neste momento quer mudar de operadora e manter o número, pode sempre solicitar-nos um contacto que tratamos de toda a burocracia por si, sem que precise de se preocupar com este procedimento.

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

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