O Que É A Taxa De Juro?

Simular
Precisa de financiamento? Compare todos os produtos do mercado.
Simular

Antes de contratar um novo crédito, os consumidores devem analisar com toda atenção a taxa de juro associada a cada uma das propostas de crédito em estudo.

taxas de juro

Para que seja possível realizar uma boa análise relativamente à melhor taxa de juro, é necessário compreender na perfeição em que consiste esta taxa. Pretendemos que este artigo sirva como um guia prático do crédito pessoal, prestando um certo ênfase à taxa de juro.

Não subscreva um novo empréstimo, sem antes aprender mais sobre a taxa de juro e sua importância.

Taxa de juro fixa ou variável

No que diz respeito ao crédito pessoal, a taxa de juro pode ser fixa ou variável. Esta taxa será aplicada ao montante em dívida, no decurso do contrato de crédito. Desta forma, o consumidor deve procurar garantir que irá ter acesso a uma taxa competitiva.

A taxa de juro fixa mantém-se semelhante durante toda a duração do contrato. Isto significa que o cliente saberá de antemão qual o montante de juros que terá que pagar, não existindo espaço para surpresas (sejam elas positivas ou negativa).

Pelo contrário, a taxa de juro variável está associada à Euribor – a taxa de juro indexante – sofrendo assim alterações regulares.

Na taxa de juro variável, a taxa é revista de acordo com a periodicidade da sua taxa de referência. Por exemplo, se um determinado empréstimo tem como indexante a taxa Euribor a 6 meses, então a sua taxa de juro será revista de seis em seis meses.

Findo o período de seis meses, é feito novo cálculo para determinar qual o valor da taxa nos próximos seis meses. A taxa de juro é calculada tendo como referência, a média aritmética do mês anterior, sendo o seu arredondamento feito à milésima.

Quer isto dizer que na taxa de juro variável, as prestações do empréstimo pode variar, de acordo com a evolução da Euribor.

Informações obrigatórias na realização de um crédito pessoal

Sempre que é realizado um contrato de crédito pessoal, as instituições de crédito são responsáveis por apresentar aos seus clientes as seguintes informações:

  • TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) – esta taxa apresenta o custo global de um empréstimo, incluindo a Taxa de Juro Anual Nominal (TAN) e outros encargos que possam ser cobrados pela instituição.
  • TAN (Taxa de Juro Anual Nominal) – apresenta o custo diretamente associado aos juros do crédito.

A melhor forma de comparar a competitividade de diversas propostas de crédito, passa pela comparação das suas TAEG e por isso é importante compreender o que é que está incluído na TAEG.

A TAEG inclui os seguros obrigatórios para a efetivação do contrato de crédito e os juros, impostos, comissões e quaisquer outros encargos associados ao contrato de empréstimo.

A TAEG também poderá contabilizar as comissões de manutenção de conta bancária, caso a abertura de conta tiver sido condição obrigatória para o acesso ao crédito.

Aprenda mais no nosso guia prático do crédito pessoal

Por forma a facilitar o acesso a toda a informação relativa ao crédito pessoal, disponibilizamos logo abaixo um desdobrável que funciona autenticamente como um Guia Prático do Crédito Pessoal.

No referido desdobrável poderá encontrar toda a informação relativamente à taxa fixa e à taxa variável.