Capítulo 8: Seguros associados aos créditos pessoais 2017-05-19T01:32:12+00:00

Seguros Associados Aos Créditos Pessoais

[fusion_tagline_box backgroundcolor=”” shadow=”no” shadowopacity=”0.7″ border=”1px” bordercolor=”” highlightposition=”top” content_alignment=”left” link=”http://www.nvalores.pt/credito-pessoal/” linktarget=”_blank” modal=”” button_size=”” button_shape=”” button_type=”” buttoncolor=”” button=”Comparar produtos” title=”” description=”Precisa de pedir um empréstimo pessoal? Compare todos os produtos disponíveis no mercado.” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””][/fusion_tagline_box]

Quando se contrata um crédito pessoal é frequente que a instituição de crédito exija a contratação de seguros associados, nomeadamente de seguro de vida, de proteção em caso de desemprego ou de proteção ao crédito.

Apesar de legalmente não ser obrigatória a aquisição de qualquer tipo de seguro para que se possa ter acesso a um crédito pessoal, a maioria das instituições de crédito não vão conceder o crédito sem que esses seguros sejam contratados.

Tipos de seguros associados mais frequentes

O seguro de vida tem como objetivo assegurar o pagamento do crédito previamente contratado, no caso de morte ou invalidez permanente.
Já o seguro de proteção contra desemprego faz com que seja possível ficar isento do pagamento da mensalidade acordada aquando da contratação do crédito pessoal sempre que haja uma situação de desemprego involuntário. O período de isenção de pagamento da mensalidade pode variar entre 3 meses a 2 anos, tendo em conta o valor total pedido, valor que falta liquidar e as próprias condições do seguro associado ao crédito pessoal.

A opção de seguro de proteção ao crédito inclui o seguro de proteção contra desemprego mas é mais abrangente, contemplando também situações como incapacidade temporária devido a doença ou acidente, hospitalização e salários em atraso.

Sempre que ocorra alguma situação em que seja necessário ativar um dos seguros associados é necessário provar, perante a seguradora, a necessidade real da ativação do seguro em causa. Para tal devem ser apresentados documentos legais como comprovativos e relatórios médicos, uma carta de despedimento e a respetiva inscrição no Centro de Emprego e Formação Profissional da área de residência, comprovativo dos salários em atraso, entre outros.

Onde contratar os seguros associados

Por norma, as instituições de crédito têm acordos com seguradoras e englobam o custo com os seguros associados a contratar no valor mensal do crédito, sendo que esse valor deve ser refletido na TAEG (Taxa Anual Efetiva Global). A TAEG é, como o nome indica, uma taxa que deve refletir uma média de todos os custos anuais, ou seja, inclui o valor a amortizar pelo montante pedido, valor dos juros a pagar e seguros associados.
No entanto, o cliente não é obrigado a aceitar a seguradora e as condições de seguros que são apresentadas pela instituição de crédito, podendo optar pela contratação de um seguro igual ou superior ao apresentado numa entidade externa.

Ao fazer isto o cliente tem a possibilidade de conseguir preços mais competitivos e seguros com melhores condições gerais. A principal desvantagem em optar por uma seguradora externa é o facto de o valor do seguro não ficar englobado no valor da mensalidade do crédito, exigindo assim dois pagamentos mensais separados.

Resumo

Para resumir a informação aqui apresentada sobre os seguros associados a créditos pessoais:

  • Legalmente não são obrigatórios mas a maioria das instituições de crédito obrigam à sua contratação
  • Os seguros associados mais frequentes são os de vida, proteção em caso de desemprego e proteção ao crédito
  • O cliente tem a opção de contratar os seguros apresentados pela instituição de crédito ou escolher uma seguradora externa que possa apresentar condições melhores

Recorra ao Guia do Crédito Pessoal em Portugal, que pode descarregar, para estar a par de toda a informação fundamental sobre a contratação de um crédito pessoal.

[su_button url=”http://www.nvalores.pt/credito-pessoal/guia-pratico/reembolso-credito-pessoal/” background=”#8bc638″ color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” radius=”5″ icon_color=”#000000″]CAPITULO 9 >[/su_button]

Leave A Comment