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Barclaycard Portugal

O Banco Barclays foi fundado em 1690 e chegou a estar presente em mais de 50 países e com aproximadamente 100 agências em Portugal e mais de 1000 funcionários.

Em 2004, criou o Barclaycard Portugal, que foi reconhecido em 2016 com o Prémio Escolha do Consumidor. Contudo, desde 2017 que esta entidade financeira já não opera em Portugal.

O Barclaycard Portugal foi substituído pela WiZink que começou a operar em Portugal em abril de 2017.

Mas quem é afinal a WiZink? É isso que lhe explicamos de seguida.

WiZink: A nova marca do Banco Popular

Para perceber melhor como é que a WiZink substituiu a Barclaycard Portugal é preciso conhecer um pouco melhor a sua história.

Em junho de 2014 o Banco Popular chegou a acordo com o Citibank para adquirir o seu negócio de banca de consumo em Espanha. Em dezembro do mesmo ano, o banco Popular anunciou a celebração de um acordo com Värde Partners para a venda de 51% da sua participação no próprio banco.

Esse negócio incluía não só os cartões de crédito do banco Popular, como também uma grande percentagem do recém-adquirido Citibank.

Em 2016 o Banco Popular eletrónico alterou a sua marca para WiZink, e a denominação social para WiZink Bank, S.A..

Nesse mesmo ano a nova entidade bancária realizou a compra do negócio dos cartões de crédito do Barclaycard Portugal e Espanha.

Com esta aquisição, o banco espanhol conseguir agregar à sua já vasta carteira de produtos o negócio de cartões de crédito e débito do banco Popular.

Esta negócio incorporou um total de 1300 milhões de saldos de clientes em cartão, tanto em Portugal como em Espanha. Assim, foi possível o banco duplicar o seu negócio, tornando-se um dos líderes de mercado na área de cartões de crédito.

No momento da divulgação Iñaki Perkins director-geral do Wizink disse:

“iniciámos em Portugal a nossa atividade sob a marca Wizink, mas partimos já de uma posição de liderança: o banco conta com muitos pontos fortes, desde logo a sua especialização em cartões de crédito, o conhecimento e a experiência acumulados neste segmento de atividade do Barclaycard e do Banco Popular no país”.

Mudança dos cartões de crédito a custo zero para o consumidor

Depois da compra ter sido realizada, todos os clientes da Barclaycard receberam gratuitamente um novo cartão de crédito com a nova insígnia da marca, e mantiveram as condições que estavam previamente contratualizadas com o banco Barclays.

Esta transição ocorreu num período sensivelmente de 3 meses.

Apesar de só ter entrado no mercado nacional em 2017, a verdade é que rapidamente a WiZink se tornou um player de excelência. E, esse reconhecimento chegou em 2018 com os prémios “Escolha do Consumidor” e “Cinco Estrelas” na categoria “cartões de crédito”.

Esta entidade financeira tem mais atualmente mais de 800.000 clientes no mercado nacional e ibérico.

Foi um dos clientes do Barclaycard Portugal?

O que acha deste novo serviço?

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

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