É possível abrir uma conta bancária 100% online?

É possível abrir uma conta bancária 100% online?

By | 2018-04-05T05:52:39+00:00 05/04/2018|Categories: Banca|

Longe vai o tempo em que era necessário deslocar-se ao banco munido dos vários documentos para conseguir abrir uma conta bancária.

Hoje em dia, devido à evolução das tecnologias é possível abrir uma conta no banco 100% online.

Contudo, ainda não são todos os bancos que dispõem deste serviço.

A evolução das tecnologias torna os processos mais simplificados

Aceder à uma conta bancária, pagar serviços online, ver os saldos e movimentos de uma conta e tantas outras operações através do homebanking ou da aplicação do banco não são propriamente uma novidade nos dias que correm.

Contudo, desde 2017 que algumas entidades bancárias permitem ao consumidor (não só para facilitar a tarefa como também para se adaptarem às novas gerações) abrir a conta no banco sem que os mesmos tenham de se deslocar ao balcão.

Contudo, de acordo com as diretrizes do Banco de Portugal, após o envio da documentação (sim, continua a precisar de enviar documentos) a identificação do titular é realizada através de videoconferência.

No entanto, uma vez que este processo deve ser menos burocrático que o tradicional, os bancos que optaram por ter este serviço, reduziram as informações de adesão ao mínimo e hoje em dia é possível abrir uma conta bancária 100% online em poucos minutos.

Este processo pouco burocrático, acaba por ser compensado com a videoconferência que é posteriormente realizada, onde tudo será validado com um operador do banco.

Vai abrir uma conta bancária? Veja qual o banco mais barato

Um novo serviço 100% digital

A verdade é que abrir uma conta bancária 100% online é um processo muito idêntico em todas as entidades bancárias. Basta que preencha os seus dados pessoais, indique o objetivo da conta e a origem dos fundos.

Depois, precisa tirar fotografias aos documentos de identificação que são solicitados, sendo por norma os seguintes:

  • Documento de identificação;
  • Comprovativo de morada;
  • Declaração da entidade patronal;

Depois de anexar estes documentos ao pedido, deve aguardar um contacto por parte do banco de forma a marcar a videoconferência de confirmação de identidade.

Tenha também em conta que para abrir uma conta 100% online, terá de fazer um depósito mínimo, contudo o mesmo é semelhante ao de uma abertura de conta tradicional (sendo o montante variável de acordo com o banco).

É ainda importante salientar que durante a entrevista com o operador, é utilizada uma assinatura eletrónica qualificada, onde deve assinar em tempo real e depois tirar uma fotografia através da própria aplicação do banco.

De forma a manter a segurança dos consumidores, esta validação da assinatura apenas é considerada ser for realizada sem interrupções e em tempo real pelo próprio operador.

A grande maioria das entidades bancárias permite que a abertura de conta 100% online seja feita em qualquer altura (mesmo durante o fim de semana e os feriados – contudo, isto depende obviamente da entidade onde está a abrir a sua nova conta bancária 100% online).

Tenha também em conta que o processo de abertura de uma conta bancária sem precisar de se deslocar ao banco, é apenas o primeiro passo para um aumento da abrangência dos serviços bancários aliados à tecnologia.

No futuro, os bancos vão estar cada vez mais informatizados e a aliança das tecnologias com os serviços financeiros (fintech) vão ser cada vez mais abrangentes. Estas alterações devem-se em especial às faixas etárias mais novas que são efetivamente o novo público-alvo dos bancos.

Bancos onde é possível abrir uma conta bancária 100% online

Atualmente os bancos que permitem a abertura de conta online são os seguintes:

Espera-se que no futuro mais bancos tenham esta alternativa à disposição do consumidor, já que a evolução para o digital é algo que mais cedo ou mais tarde todos os bancos vão ter de adotar se quiserem alcançar novos clientes.

E você, o que acha desta inovação?

Estaria disposto a abrir a sua conta online? Ou continua a optar pela tradicional deslocação ao balcão?

Veja este novo banco: O N26 Bank em Portugal

Gosta do nosso trabalho?

Siga a nossa página no Facebook

By | 2018-04-05T05:52:39+00:00 05/04/2018|Categories: Banca|

About the Author:

Ricardo Rodrigues é consultor financeiro independente e presta serviços de consultoria financeira em crédito pessoal, crédito consolidado e crédito habitação. Email: geral@nvalores.pt

Leave A Comment